Foregon.comConteúdos

Dicas para se livrar das dívidas do cartão de crédito

Por Banco PANPublicado em
Compartilhe

Se você tem dívida com cartão de crédito, é importante se livrar dela rapidamente. Os juros de cartão de crédito são altos em comparação com outros produtos e podem fazer o seu nome ficar negativado. A pandemia da Covid-19 fez muita gente ligar o alerta para esse problema.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Agência Brasil, o endividamento das famílias cresceu 66,6% em 2020 por causa do coronavírus.

A exemplo dos anos anteriores, o cartão de crédito continua sendo o principal vilão, responsável por 77,6% das dívidas, seguido por carnês (17,5%) e financiamentos de veículos (10,2%).

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Siga, então, estas cinco dicas:

#1 Fuja do rotativo

Cartões de crédito oferecem a você a opção de pagar o valor integral da fatura ou, então, um valor menor, deixando o saldo restante para ser pago no mês seguinte. Neste caso, você entra no chamado crédito rotativo. Fuja dessa opção porque você tem de pagar juros sobre esse saldo. E esses juros são mais altos que outras opções do mercado. Por isso, se você estiver sem dinheiro para pagar a fatura completa, pegue um empréstimo com opções de juros mais baixos, como crédito pessoal ou empréstimo consignado.

#2 Organize as finanças

O aperto financeiro acontece muito mais por falta de disciplina do que por salários baixos. Uma pesquisa feita pelo Sistema de Proteção de Crédito (SPC) mostrou que 37% dos brasileiros se consideram desorganizados financeiramente e 69% têm dificuldade para organizar receitas, despesas e investimentos. Então, deixe de desculpa. Use uma planilha, aplicativo ou mesmo papel e caneta para colocar as contas em ordem.

#3 Reduza o seu limite

Os cartões de crédito mais modernos permitem que o cliente diminua o próprio limite de gastos. O app do Banco PAN é um exemplo. Nos apps (para Android e iOS), é possível fazer esse ajuste. Com isso, você evita gastar mais do que deveria.

#4 Corte as compras

Não faça novas compras no cartão de crédito enquanto você não equilibrar as contas. Seu objetivo, por uns meses, será fazer a fatura do cartão vir bem baixa — quase zero. Enquanto não terminar de pagar o cartão de crédito, prefira pagar tudo no débito ou mesmo em dinheiro. Compras parceladas, então, nem pensar.

#5 Renegocie a dívida

Se você já estiver devendo, pode renegociar com o cartão de crédito para pagar o que deve de forma parcelada ou mesmo à vista com desconto. Muitos cartões de crédito oferecem a opção de renegociação. Esta é sempre uma opção válida para quem está com o cartão em atraso. Afinal, um acordo permite parcelar a dívida e limpar o nome, caso ele já tenha sido negativado.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Banco PAN

O Banco PAN atua com foco em pessoas físicas, ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de conta corrente digital completa, cartões de crédito e venda de seguros

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Por que é importante ter o nome limpo?

  • Dicas financeiras

    Relatório Macroeconômico da Boa Vista: como adquirir?

  • Dicas financeiras

    Aviso Eletrônico de Débito da Boa Vista: saiba o que é

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras