Dicas para se livrar das dívidas do cartão de crédito
Se você tem dívida com cartão de crédito, é importante se livrar dela rapidamente. Os juros de cartão de crédito são altos em comparação com outros produtos e podem fazer o seu nome ficar negativado. A pandemia da Covid-19 fez muita gente ligar o alerta para esse problema.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Agência Brasil, o endividamento das famílias cresceu 66,6% em 2020 por causa do coronavírus.
A exemplo dos anos anteriores, o cartão de crédito continua sendo o principal vilão, responsável por 77,6% das dívidas, seguido por carnês (17,5%) e financiamentos de veículos (10,2%).
Siga, então, estas cinco dicas:
#1 Fuja do rotativo
Cartões de crédito oferecem a você a opção de pagar o valor integral da fatura ou, então, um valor menor, deixando o saldo restante para ser pago no mês seguinte. Neste caso, você entra no chamado crédito rotativo. Fuja dessa opção porque você tem de pagar juros sobre esse saldo. E esses juros são mais altos que outras opções do mercado. Por isso, se você estiver sem dinheiro para pagar a fatura completa, pegue um empréstimo com opções de juros mais baixos, como crédito pessoal ou empréstimo consignado.
#2 Organize as finanças
O aperto financeiro acontece muito mais por falta de disciplina do que por salários baixos. Uma pesquisa feita pelo Sistema de Proteção de Crédito (SPC) mostrou que 37% dos brasileiros se consideram desorganizados financeiramente e 69% têm dificuldade para organizar receitas, despesas e investimentos. Então, deixe de desculpa. Use uma planilha, aplicativo ou mesmo papel e caneta para colocar as contas em ordem.
#3 Reduza o seu limite
Os cartões de crédito mais modernos permitem que o cliente diminua o próprio limite de gastos. O app do Banco PAN é um exemplo. Nos apps (para Android e iOS), é possível fazer esse ajuste. Com isso, você evita gastar mais do que deveria.
#4 Corte as compras
Não faça novas compras no cartão de crédito enquanto você não equilibrar as contas. Seu objetivo, por uns meses, será fazer a fatura do cartão vir bem baixa — quase zero. Enquanto não terminar de pagar o cartão de crédito, prefira pagar tudo no débito ou mesmo em dinheiro. Compras parceladas, então, nem pensar.
#5 Renegocie a dívida
Se você já estiver devendo, pode renegociar com o cartão de crédito para pagar o que deve de forma parcelada ou mesmo à vista com desconto. Muitos cartões de crédito oferecem a opção de renegociação. Esta é sempre uma opção válida para quem está com o cartão em atraso. Afinal, um acordo permite parcelar a dívida e limpar o nome, caso ele já tenha sido negativado.
Deixe seu comentário