Veja as dicas para ser contemplado num consórcio

Aqui na Foregon®, você já conseguiu ver as mais diversas opções de autofinanciamento que existem no mercado. Mas que tal aprender algumas dicas para ser contemplado num consórcio de forma mais fácil? Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais.

Quais são as dicas para ser contemplado num consórcio?

Para descomplicar sua vida, separamos algumas dicas que podem ser vantajosas para que você possa adquirir o crédito de maneira mais rápida. Apesar delas não serem garantia de que você será contemplado, é interessante estar por dentro de quais são:

Persista

A primeira sugestão é ter persistência, já que a modalidade é conhecida por ser um modelo de compra planejada. Ou seja, não é indicado para quem tem pressa em adquirir um bem ou serviço.

O importante aqui é que você leia o contrato de adesão com calma e mantenha a oferta de lances mensalmente. Assim, você aumenta suas chances.

Cota em dia

Outra dica de como ser contemplado no consórcio é pagar suas parcelas em dia. Assim, você contribui para manter a organização financeira do seu grupo, o que pode proporcionar uma grande quantidade de contemplações.

Se surgir algum imprevisto que impeça o pagamento das parcelas, entre imediatamente em contato com a administradora e negocie os débitos para não adiar a sua contemplação.

Use o FGTS para consórcio de imóveis

Se você aderiu a um consórcio imobiliário, sabia que dá para utilizar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo do Serviço) a seu favor? Com ele, o consorciado tem a oportunidade de dar lances.

Contudo, há certas regras do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) que devem ser observadas com atenção, como por exemplo:

  • Não ter imóvel residencial urbano construído ou em construção no mesmo município e região metropolitana em que reside ou trabalha;

  • O titular não pode ter financiamento ativo no SFH em nenhuma parte do país;

  • O imóvel deve ser residencial e precisa estar na faixa permitida;

  • Ter trabalhado pelo menos três anos com carteira assinada.

Pague com lance embutido

Uma das dicas para ser contemplado num consórcio é fazer a quitação do lance com a carta de crédito que você recebeu. Chamada de lance embutido, essa alternativa usa parte do valor do plano contratado, estabelecido pela administradora, para compor o valor ofertado como lance.

Mas caso não consiga a sua contemplação, fique tranquilo porque sua carta continuará intacta.

Você conhece as formas de contemplação?

Em linhas gerais existem duas formas de você conseguir crédito para comprar o bem ou serviço de seu interesse. Veja abaixo quais:

O meio mais tradicional é por sorteios que acontecem nas assembleias todo mês, geralmente online ou pela Loteria Federal. Neste modelo, todos os participantes têm a mesma chance de ganhar, já que o número da cota será contemplado aleatoriamente.

Além disso, o sorteio pode contemplar um ou mais consorciados, o que depende do valor disponível em caixa do grupo.

Já a outra categoria é conhecida como lance em que você pode ofertar o pagamento de uma parte do valor da sua carta de crédito. É uma espécie de adiantamento das parcelas e a oferta deve acontecer antes da assembleia.

Dentro desta opção, existem ainda duas subcategorias: lance livre e lance fixo. O primeiro tipo se refere ao consorciado escolher o valor que deseja ofertar. Vence aquele que apresentar a maior proposta.

Enquanto no segundo tipo, os participantes ofertam os percentuais previamente determinados no contrato, que variam entre 25%, 30%, 45% e 50% do valor total da carta de crédito. Assim que todos os lances forem iguais, a definição do ganhador é feita por um sorteio.

Agora que você já conhece as dicas para ser contemplado num consórcio, se sente mais preparado para fechar esse negócio? Comente pra gente depois. Até a próxima.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...