Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba a diferença entre SPC e Serasa

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Todo consumidor brasileiro já deve ter ouvido falar destes dois órgãos. Mas qual é a diferença entre SPC e Serasa? Para saber todos os detalhes, é importante primeiro entender o que são e o que fazem os bureaus de crédito. Vamos lá?!

O que você procura?

O que é um Bureau de Crédito?

Os Bureaus de crédito utilizam informações para classificar o nível de inadimplência e adimplência de pessoas físicas e jurídicas. Ter um banco de dados como este é fundamental para as instituições financeiras avaliarem o risco de não pagamento de seus futuros consumidores.

Para classificá-los, esses serviços usam um parâmetro chamado score.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que é score?

Usado para avaliar a probabilidade de pagamento nos próximos 12 meses, o score é o principal indicador para nivelar bons e maus pagadores. Para ter bons resultados em aprovações financeiras, é fundamental ter uma boa pontuação em seu score.

No entanto, caso você tenha uma nota baixa, é provável que terá problemas para conseguir crédito ou empréstimos. Quer saber mais sobre score? Clique aqui. Não se esqueça também de conferir as nossas dicas para aumentar o seu score aqui.

Quem é a Serasa Experian?

Fundada em 1968, a Serasa é fruto de uma parceria entre a  Associação de Bancos do Estado de São Paulo e Federação Brasileira das Associações de Bancos. A sua criação foi um grande passo para a economia do país, já que então foi possível consultar dívidas atrasadas e cheques roubados através do nome e número de CPF do consumidor.

Além dos bancos, boa parte dos comerciantes usam essa ferramenta para checar os riscos de inadimplência. Você pode consultar o seu score de forma gratuita no site da Serasa. Para fazer isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo indicado pelo site.

Quem é o SPC?

Já o SPC, ou Serviço de Proteção ao Crédito, é focado em oferecer esses dados à lojistas. Ela é sustentada por associações comerciais, que fornecem informações através de instituições parceiras de cada estado do Brasil.

A partir disso, é possível que os comerciantes avaliem o risco de inadimplência, e evitem sair no prejuízo em crediários ou parcelamentos. Quando um lojista tem uma dívida que não é sanada, ele pode avisar o SPC e adicionar esse consumidor na "lista negra", impossibilitando-o de fazer novas dívidas.

Tá, mas qual é a diferença entre SPC e Serasa?

Apesar de semelhantes, a maior diferença entre as duas instituições está na forma em que os dados são alimentados. Por isso, é ideal manter atenção, já que existe a possibilidade de que um CPF entre em ambos sistemas a partir de uma única dívida.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Gadelha
Redator júnior

Ex-colunista da Foregon.