Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Diretrizes para emissão de moeda digital são divulgadas pelo Banco Central

Por Nara LimaPublicado em

Banco Central divulgou as diretrizes para o potencial desenvolvimento de uma moeda digital brasileira que poderá ser utilizada em pagamentos de varejo. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, já havia afirmado que o país estava avançando rapidamente nesse processo e que em breve a instituição divulgaria novidades.

Dentre os principais destaques está a possibilidade de desenvolver modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, permitindo a realização de operações online e, eventualmente, operações offline.

Moeda digital ou criptomoedas?

Você deve estar se perguntando se a moeda digital é igual as criptomoedas, certo? Bom, saiba que a resposta é não! A principal diferença entre ambas, é que a moeda digital do BC teria uma emissão e distribuição centralizada, totalmente custodiada pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) e pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). A ideia é que essa novidade seja uma extensão da moeda física.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Outra grande diferença é que a moeda digital prevê seu desenvolvimento com base em regras determinadas por duas leis: Lei Complementar 105/2001, que fala sobre sigilo bancário, e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Resumidamente, podemos dizer que as criptomoedas possuem um modelo de distribuição descentralizado, no qual seu desenvolvimento depende de uma rede composta por várias máquinas e pessoas, não havendo uma instituição específica responsável por sua emissão e controle.

Quando a novidade entrará em circulação?

O lançamento da moeda digital ainda não tem data definida, visto que foram divulgadas apenas as diretrizes desse processo. O BC pretende aprofundar a discussão do assunto e, quem sabe, criar relações com o setor privado.

Análises mais detalhadas serão realizadas para que sejam definidos alguns pontos, como quais tecnologias serão as mais adequadas para a sua implementação na sociedade. Ou seja, sem previsão de data.

Gostou do conteúdo?

O nosso trabalho é descomplicar sua vida financeira e deixar você a par de todas as notícias e informações do mundo das finanças. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel suspende corte de luz de famílias de baixa renda até setembro; entenda

Zoom: compre produtos na plataforma e ganhe até 7% de cashback

Banco digital: Volkswagen conta com nova modalidade voltada a caminhoneiros

Banco Central pretende lançar sistema que facilita devolução de dinheiro

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória; confira os prazos

Confira 21 opções de sites de emprego para quem está em busca de uma vaga

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica

Grupo Decolar passa a oferecer empréstimo pessoal de até R$ 25 mil