Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Dívida ativa do IPVA: saiba como regularizar

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

A dívida ativa é toda conta não paga ao governo como impostos do veículo ou do imóvel, multas e taxas registradas em seu nome. ​No caso do IPVA, se o veículo está nessa situação, não é possível efetuar a transferência ou licenciamento sem quitar esses débitos. ​A inscrição do IPVA na dívida ativa aumenta o valor da cobrança, com multa de 40%, além de despesas judiciais e honorários advocatícios.

Descubra se você tem dívida ativa do IPVA

É importante destacar que a quitação da dívida ativa do IPVA não é o único critério de regularização do veículo. Para permitir o licenciamento é necessário que todos os débitos sejam pagos como seguro DPVAT, multas, entre outros.

Já para fazer a consulta de débitos vinculados ao automóvel, acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou no Detran da sua cidade. Ao esquecer de pagar uma dívida, é possível que chegue uma notificação de inadimplência em sua casa, mas o ideal é que não ocorra atrasos no pagamento. Impostos como IPVA ou licenciamento são geralmente cobrados em janeiro de cada ano.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como quitar a dívida ativa?

Para realizar o pagamento dos débitos, deve ser obtida uma guia diretamente no site Secretaria da Fazenda do Estado em que o automóvel está registrado. Caso tenha dúvidas, você pode entrar em contato por telefone com o órgão responsável ou comparecer presencialmente e obter orientações para quitar essas pendências.

Ao realizar os devidos pagamentos, guarde todos os comprovantes e solicite a Certidão Negativa de Débitos no órgão responsável pela cobrança. Desta forma, você poderá comprovar que está em dia com as pendências relacionadas ao seu veículo.

Simulador de seguro auto online

Quem possui um veículo sabe que além do IPVA existem outras medidas a serem tomadas para manter o carro em dia com as documentações e protegido contra imprevistos. Uma forma de se precaver é contratar um seguro auto e você pode fazer a simulação online, sem sair de casa. Descubra como, no artigo que preparamos:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Picpay: guia completo

PIS: guia completo

Score de crédito: guia completo

Como criar a sua própria empresa de pagamento em 5 passos

Como funciona o serviço de pagamentos Facebook Pay?

Como ganhar dinheiro indicando amigos no PagBank?

Carteira digital White Label: é uma boa opção para o seu negócio?

5 dicas para alcançar a estabilidade financeira

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras