Dívida de banco: vale a pena deixar prescrever?
Muitos brasileiros passaram por situações de inadimplência ou ainda enfrentam dificuldades financeiras. Por conta disso, escolhem esperar para fazer uma negociação com o banco. Apesar da maioria das empresas possuírem centrais de renegociação, a dúvida que permanece é: vale a pena deixar a dívida de banco prescrever? Acompanhe.

Como funciona a cobrança de uma dívida?
É fato que, quando uma pessoa possui dívidas com o banco, a própria instituição irá realizar a cobrança. Porém, quando o pagamento não é efetuado, é comum que a empresa repasse essa dívida para outra empresa especializada em cobranças.
As corporações, que são especializadas em cobranças de dívidas, têm como objetivo conseguir o máximo de acordos possíveis para recuperar o dinheiro. Por conta disso, na maioria das vezes, uma instituição entra em contato com o usuário para oferecer uma negociação.
Como funciona a dívida prescrita?
Dívidas prescritas são aquelas que possuem mais de 5 anos. Após esse período, deixam de ficar disponíveis nos birôs de crédito, ou seja, deixam de ser aparentes para o mercado de crédito. No entanto, elas ainda existem. Essas pendências continuam em aberto com a empresa para a qual o usuário está devendo.
Como regularizar?
Para regularizar, basta entrar em contato com o banco ou instituição financeira e solicitar uma negociação de acordo com as suas necessidades. Por exemplo: você pode oferecer uma quantia que pode ser paga mensalmente ao banco e quitar a sua dívida com calma, de forma com que não pese no seu bolso.
Vale a pena deixar prescrever uma dívida de banco?
É importante levar em consideração que essas dívidas não somem do sistema do banco e, como resultado, tornam o cliente negativado. A alternativa ideal é entrar em contato com a instituição financeira, solicitar um acordo e regularizar essa situação.
- Dívida com o banco? Veja como negociar!;
- Fazer uma dívida para pagar outra – veja quando vale a pena;
- Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?.
Restou alguma dúvida sobre dívida de banco? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário