Foregon.comConteúdos

Dívida de banco: vale a pena deixar prescrever?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Muitos brasileiros passaram por situações de inadimplência ou ainda enfrentam dificuldades financeiras. Por conta disso, escolhem esperar para fazer uma negociação com o banco. Apesar da maioria das empresas possuírem centrais de renegociação, a dúvida que permanece é: vale a pena deixar a dívida de banco prescrever? Acompanhe.

Como funciona a cobrança de uma dívida?

É fato que, quando uma pessoa possui dívidas com o banco, a própria instituição irá realizar a cobrança. Porém, quando o pagamento não é efetuado, é comum que a empresa repasse essa dívida para outra empresa especializada em cobranças. 

As corporações, que são especializadas em cobranças de dívidas, têm como objetivo conseguir o máximo de acordos possíveis para recuperar o dinheiro. Por conta disso, na maioria das vezes, uma instituição entra em contato com o usuário para oferecer uma negociação

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como funciona a dívida prescrita?

Dívidas prescritas são aquelas que possuem mais de 5 anos. Após esse período, deixam de ficar disponíveis nos birôs de crédito, ou seja, deixam de ser aparentes para o mercado de crédito. No entanto, elas ainda existem. Essas pendências continuam em aberto com a empresa para a qual o usuário está devendo.

Como regularizar?

Para regularizar, basta entrar em contato com o banco ou instituição financeira e solicitar uma negociação de acordo com as suas necessidades. Por exemplo: você pode oferecer uma quantia que pode ser paga mensalmente ao banco e quitar a sua dívida com calma, de forma com que não pese no seu bolso.

Vale a pena deixar prescrever uma dívida de banco?

É importante levar em consideração que essas dívidas não somem do sistema do banco e, como resultado, tornam o cliente negativado. A alternativa ideal é entrar em contato com a instituição financeira, solicitar um acordo e regularizar essa situação. 

Restou alguma dúvida sobre dívida de banco? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Saque sem cartão Next: veja como funciona

  • Dicas financeiras

    Venda pelo Uber Eats e crie seu site gratuitamente

  • Dicas financeiras

    Promoções Caixa e Elo: fique por dentro

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras