Foregon.comConteúdos

Dólar alto: como afeta sua vida

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Começamos 2020 com o dólar em alta, chegando a bater a marca histórica de R$ 5,19 no dia 19 de março. Mas como isso influência nossas vidas? Muitas pessoas acham que o valor da moeda americana só afeta quem está de viagem marcada para o exterior, mas isso não é verdade.

Como o dólar afeta minha vida?

Mesmo quando não nos damos conta, o dólar está presente em nossa vida, por exemplo, sabe o pão francês que comemos todos os dias? A farinha de trigo, que usada para produzi-lo, é importada. O churrasco no fim de semana? Pode ficar mais caro, apesar de sermos produtores de carne para exportação, a ração que é usada para alimentação dessas vacas é importada.

Vai comprar uma TV nova ou o celular já precisa ser trocado? Ambos os produtos, assim como diversos eletrônicos e eletrodomésticos, usam matéria prima importada. Portanto, direta ou indiretamente, fazemos uso do dólar todos os dias.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Alguns produtos, mesmo sendo produzidos no Brasil, têm seu preço atrelado ao dólar, como a soja e o petróleo cru, que são produtos exportados. Com a moeda valorizada, o produtor pode preferir exportar mais e vender menos no mercado nacional, o que pode encarecer o produto.

Dólar alto é ruim pra todo mundo?

Definitivamente, não. Como mencionamos acima, existem produtos que são exportados e negociados em dólar, e o aumento pode ser benéfico para esses produtores. Porém, nesses casos, as negociações de compra e venda são feitas por contato e essa alta no valor da moeda pode demorar a ser sentida. 

Outro setor que tende a crescer quando estamos passando por uma valorização da moeda americana é o turismo doméstico. Com o real desvalorizado, mais pessoas passam a vir ao Brasil fazer compras e passear, inclusive os brasileiros que deixam de tirar férias em destinos internacionais e apostam nas belezas naturais do Brasil.

Então, quem é mais afetado pela alta do dólar?

Se para quem recebe em dólar o momento é favorável, quem paga suas contas com a moeda é prejudicado com essa variação cambial. Empresas importadoras podem ficar prejudicadas com a mudança cambial e o valor do aumento, seja da matéria prima ou do produto para revenda, pode ser repassado ao consumidor final.

O turismo internacional é outro setor da economia brasileira que pode sofrer queda em tempos de dólar alto. Se você estava se programando para viajar ou fez compras internacionais com seu cartão de crédito, pode preparar o bolso, esse aumento do dólar vai fazer sua viagem custar mais caro que o programado. 

Conseguiu entender um pouco sobre como o dólar pode afetar sua vida? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, pode deixar nos comentários. 

Até mais.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Como funciona o limite do cheque especial?

  • Dicas financeiras

    Como fazer a Carteira de Trabalho?

  • Dicas financeiras

    Concurso público: o que é e como funciona?

  • Dicas financeiras

    25 receitas de Natal econômicas para uma ceia completa

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras