Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Por Galax PayPublicado em

Os riscos estão presentes em todos os modelos de negócio, no e-commerce não é diferente. 

A fraude é um dos problemas mais usuais enfrentados pelos empreendedores digitais. Mas todo problema tem uma solução ou, pelo menos, formas de preveni-lo.

Se você tem uma loja online, ficará feliz em saber que o número de compras online aumenta a cada ano. Dados do Ebit, mostram que as vendas online no Brasil aumentaram 41% em 2020, representando um faturamento anual de R$ 87,4 bilhões.

No entanto, esse aumento maciço nas compras online também levou a um aumento nas fraudes de compras, onde muitos cibercriminosos usam o comportamento das pessoas para cometer fraudes e prejudicar as lojas e-commerce.

Segundo o Raio-X da Fraude 2021 da Konduto, existe uma perda financeira de mais de R$ 1,3 bilhão foi evitada no ano passado durante tentativas de fraude no ambiente digital.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Isso deixa o empresário que acaba de criar seu e-commerce um pouco decepcionado com os números apresentados, pois quando abrimos uma loja online, sempre esperamos que o número de vendas bem-sucedidas aumente, e não as fraudes.

Para garantir o sucesso do seu e-commerce, você precisa saber como evitar as fraudes também. 

O que é fraude no e-commerce?

A fim de falarmos sobre prevenção e segurança no e-commerce, é preciso primeiro entender o que é fraude e a quais tipos de fraude sua loja virtual e seus clientes podem estar expostos.

Fraude significa qualquer ato fraudulento ou enganoso feito de má fé com a intenção de prejudicar ou enganar os outros ou deixar de cumprir certas funções.

Em e-commerce, o principal tipo de golpe ocorre ao realizar compras com dados de cartão de crédito de terceiros, por meio de roubo ou clonagem de dados de cartão.

Além disso, uma vez que é um golpe contra os clientes, usando técnicas de engenharia social. Estas, são aquelas que o golpista tem uma "boa lábia" e convence os clientes a entregarem seus dados.

Como evitar fraudes em e-commerce?

Observe o cadastro dos clientes e não confie neles

O primeiro elemento é não confiar nos cadastros elencados por clientes.

Por ser de fácil obtenção de informações, os processos judiciais promovem procedimentos criminais e equívocos na realização de aquisições de contas por terceiros.

Com isso, além do uso da triangulação de dados visando o levantamento de informações e o cruzamento, recomenda-se também a utilização de outras estratégias.

Estude o comportamento de compra e navegação

O consumidor de hoje, que está sempre em busca de informações atualizadas, gosta de pesquisar bastante antes de comprar. 

Dessa forma, é possível rastrear seus desejos e intenções e, assim, entender seu comportamento.

É quando um comprador em potencial entra em um loja online e tenta comprar um produto sem longas pesquisas e pausas antes de fazer um pedido, quando isso acontece, acenda o seu alerta!

Você precisa estar atento! Afinal, o cliente moderno pensa em sua compra, principalmente se os bens desejados possuírem um preço alto.

Já ouviu falar em testadores de cartão? Fique ligado!

A fraude de cartão de crédito em lojas online é mais comum do que você imagina. Por isso, tome cuidado se você tiver várias pequenas compras em um período muito curto de tempo. 

Esse comportamento pode indicar uma tentativa de enganar por meio do famoso "testador de cartão".

Esse golpe aconteceu quando esses testadores encontraram um e-commerce vulnerável. Portanto, eles realizam várias transações até que grandes quantidades sejam vencidas.

Esta é provavelmente uma tentativa de golpe, pois eles geralmente tentam comprar produtos a preços mais baixos durante a Black Friday para revendê-los mais tarde a um custo mais alto.

Neste caso, uma aplicação eficaz de prevenção de fraudes é essencial. Ou seja, em caso de suspeita, é recomendável entrar em contato com os operadores do cartão para tentar rastrear o comportamento do usuário e a autenticidade do cartão.

Invista em um sistema com boa infraestrutura

Participar da Black Friday de forma intensa e competitiva, deve oferecer um suporte forte, que traga boas experiências ao consumidor.

Porque nesse período, o número de visitantes na loja é muito maior do que o normal, o que pode levar a falhas no sistema. Esse erro pode deixar uma vulnerabilidade para pessoas maliciosas.

Nesse cenário, é importante garantir que sua infraestrutura atenda aos padrões de serviço que sua empresa deseja fornecer. 

Essa estratégia, além de minimizar as tentativas de fraude, pode garantir mais permanência no site, gerar boas conversões e, ainda, aumentar o volume de vendas.

Busque autenticidade das informações e as cruze

Vários clientes, internet a fora, têm uma boa reputação. Aqueles que são verdadeiros consumidores estão sempre prontos para fazer compras

Durante a Black Friday, porém, com grande volume de acesso e uso indiscriminado de cartões bancários, ir além da banal troca de informações é um verdadeiro ritual para um e-commerce.

Use um sistema de cobrança recorrente

Um bom sistema de cobrança será seu grande aliado durante a qualquer momento de promoção, pois oferece segurança para as transações no ambiente virtual.

Você deve contratar um serviço que já inclui um sistema não fraudulento, e pode ter certeza de que pode contar com uma ferramenta que proporciona agilidade no pagamento e um checkout hábil.

Nesse contexto, a aplicação de um sistema de cobrança recorrente que disponibiliza mais segurança, eficácia e qualidade.

Garanta transparência e confiabilidade em suas cobranças – Conheça o Galax Pay

O sistema de cobranças recorrente e os checkouts disponibilizados pela Galax Pay trazem mais segurança, eficácia no pagamento e boa experiência aos seus clientes.

Por isso, para garantir mais transparência e confiabilidade nas transações do seu e-commerce, conheça os serviços da Galax Pay!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Galax Pay

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay pode ser integrado com todo sistema gerencial através de uma API, o que permite acesso a todos os dados financeiros em um único lugar. Com o uso do sistema todas as informações podem ser acessadas do mesmo lugar, além das cobranças serem automatizadas, facilitando o dia a dia, e tornando a gestão mais simples. Outro diferencial do sistema é a possibilidade da empresa criar um sistema de e-commerce de planos de assinatura em menos de 5 minutos. Ao longo de quatro anos de atividades, a startup conquistou mais de dois mil clientes que tiveram uma diminuição significativa no número de devedores das empresas.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces

Losango Crednet: conheça a solução de gestão de crédito para seu negócio