Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É obrigatório cadastrar chave PIX?

Por Janaína TavaresPublicado em

O PIX, novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central (BC), veio para revolucionar a maneira como recebemos e transferimos dinheiro. Porém, como esse sistema começou a funcionar recentemente, muitas dúvidas podem surgir pelo caminho.

Uma delas é se o cadastramento de chaves PIX é algo obrigatório. Já adiantamos para você que não! Você não precisa cadastrar uma chave para utilizar o sistema. Para saber mais detalhes, acompanhe a leitura do artigo até o final!

Por que não é obrigatório cadastrar chave PIX?

É importante deixar claro que o PIX não foi criado para substituir os demais tipos de transações financeiras, e sim para facilitar. Além do mais, não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Se você preferir utilizar esse meio de pagamentos instantâneos sem a chave, você deverá digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação.

Dito isso, você também precisa saber que a chave é uma forma de "atalho" que é usada para identificar e localizar cada conta no sistema bancário. Por isso, ao ter uma, suas operações se tornam mais simples e ágeis.

Como funcionam as transferências com a chave?

Com a chave, suas transferências são mais rápidas. Isso porque, ao informá-la, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente na hora de realizar a transação. Dessa forma, basta checar a identificação e digitar os valores antes de confirmar essa operação.

Vale destacar ainda que apenas são permitidas quatro tipos de chaves para o cadastro. São elas:

  1. Número de CPF/CNPJ;
  2. Endereço de e-mail;
  3. Número do telefone celular;
  4. EVP (sequência alfanumérica de 32 dígitos).

Importante: lembre-se que você não pode vincular uma mesma chave para mais de uma instituição financeira. Isso significa que se no banco X, você cadastrou seu número de celular, no banco Y terá que cadastrar outra informação.

Como cadastrar chave PIX?

Para usar o novo sistema de pagamentos instantâneos, você deve ter uma conta poupança, conta corrente ou carteira digital de uma instituição financeira que conta com cadastro no PIX. Sabendo disso, veja o nosso passo para cadastrar sua chave:

  1. Primeiro, é necessário procurar pela opção de cadastro dentro do App ou Internet Banking do seu banco;
  2. Assim que encontrar, clique em "Cadastrar";
  3. Feito isso, siga os próximos passos e escolha qual a chave que deseja incluir usar;
  4. Com o cadastro concluído, é só informar a chave para receber uma transferência ou pagamento;
  5. Ao digitá-la, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente para realizar a transação;
  6. Com isso, só será preciso que o pagador confira a identificação e digite os valores antes de confirmar a operação bancária.

Perguntas frequentes sobre o PIX

O PIX substitui TED, DOC e boletos?

O PIX serve mais como uma alternativa para TED, DOC e boletos. No entanto, essas outras opções ainda vão continuar existindo.

É cobrado algum valor para utilizar o PIX?

Para Pessoas Físicas, o sistema de pagamentos instantâneos é gratuito. Ele só será cobrado caso o cliente seja Pessoa Jurídica.

Pode registrar quantas chaves PIX?

Pessoas Físicas podem ter, no máximo, cinco chaves cadastradas por conta. Já Pessoas Jurídicas conseguem cadastrar, no máximo, 20 chaves por conta. Vale lembrar que não é permitido cadastrar a mesma chave em duas contas diferentes.

É possível trocar uma chave PIX?

Caso tenha registrado a chave PIX em uma conta, mas mudou de ideia e quer trocar, saiba que é possível pedir a portabilidade dela no App do banco que você deseja usá-la.

Conteúdos que você precisa conhecer

Para te ajudar ainda mais, separamos outros artigos que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: como usar o sistema?

Cadastro da chave Pix não é obrigatório

Itaú afirma que Pix está substituindo TED e outras transações: entenda

Pix: função soma R$ 1 tri em transações e responde por metade das transferências

Pix: qual o limite diário de transações?

iFood agora aceita Pixcomo forma de pagamento

Pix Cobrança: entenda como funciona o novo serviço do BC

BC vai liberar estorno de dinheiro pelo Pix em caso de fraudes ou falhas