Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Por Thais SouzaPublicado em

Apesar do Pix ter dominado a forma como as pessoas realizam as transferências no país e ser aceito por mais de 70% da população, o sistema de pagamentos do Banco Central ainda gera várias dúvidas nos seus usuários. Afinal, é possível fazer Pix com cartão de crédito?

É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Até o momento, não é possível fazer uma transferência Pix apenas com o cartão de crédito. No entanto, algumas instituições financeiras passaram a permitir que o cliente pegue uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.

O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Porém, essa prática merece atenção, porque apesar de ser conhecida como "Pix com o cartão de crédito", ela se parece mais com um empréstimo e existe a cobrança de juros.

Como funciona o Pix?

Os pagamentos do Pix são feitos de maneira instantânea, em até dez segundos, a qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados. Com a função é possível enviar e receber pagamentos ou transferências rapidamente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O sistema funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, basta utilizar o saldo da conta e transferir o valor. Ou seja, na prática, o sistema funciona de maneira parecida com uma TED ou um DOC, em que é possível fazer um Pix a partir do saldo da sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira.

Diferenças entre Pix, DOC e TED

Tanto o Documento de Crédito (DOC) quanto a Transferência Eletrônica Disponível (TED) são duas formas para enviar dinheiro com restrições de dias e horários para realizar as transferências, além de cobrar algumas taxas para efetuar a transação. Já o Pix é um tipo de transferência que pode ser feito a qualquer momento de forma gratuita para Pessoas Físicas.

Como fazer Pix com cartão de crédito?

No Pix só é possível realizar transferências utilizando valores disponíveis que estão na sua conta corrente. Por outro lado, quatro instituições financeiras passaram a oferecer um tipo de empréstimo que entrega parte do limite de crédito na conta do cliente. Confira como fazer Pix com cartão de crédito:

Nubank

Na conta digital Nubank, alguns clientes tem como fazer Pix com cartão de crédito roxinho. Para fazer a transação basta seguir todo o caminho de uma transferência do Pix comum e ir até a tela de confirmação. Por lá, basta clicar em "Escolher como pagar", selecionar o cartão de crédito, escolher as parcelas e arcar com juros a partir de 2,49%.

Digio

No banco digital Digio tem como fazer Pix com cartão de crédito. No entanto, são liberados valores de até 40% do limite do cartão em pagamentos entre R$ 50 e R$ 3 mil com parcelas de até 12x. A taxa cobrada é de 9,9% ao mês e passa por contratação. Apenas acesse o menu Pix, insira a chave de destino, o valor da transação e escolha entre usar o saldo da sua conta ou o cartão de crédito.

RecargaPay

RecargaPay oferece esse tipo de empréstimo com todo o limite do cartão de crédito disponível para ser utilizado com pagamentos via Pix com taxas de até 2,99% por transação feita. Basta ter uma conta na instituição financeira, cadastrar um cartão de crédito e selecionar a opção de uso de cartão quando for realizar um pagamento via Pix em até 12x.

PicPay

Na carteira digital PicPay também é possível fazer Pix no cartão de crédito. Basta ativar o pagamento via cartão de crédito, digitar o valor desejado, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar um cartão (que pode ser de outras instituições financeiras). Depois disso, você conseguirá fazer transferências Pix e parcelar em até 12x com taxas de juros de 3,99% por transação feita.

Vale a pena fazer Pix com o cartão de crédito?

Como citamos no artigo, todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de transação cobram taxas de juros. Portanto, é necessário realizar uma análise se o pagamento via Pix com juros valerá a pena.

Para pessoas que usam cartão de crédito com milhas ou pontos, essa pode ser uma opção válida de garantir mais pontos. No entanto, só vale realmente a pena se for um benefício que supere as taxas.

Pix Crédito pode ser implementado pelo Banco Central

De acordo com uma reportagem do portal Valor Econômico, embora não haja confirmações ou maiores detalhes, o Banco Central avalia implementar o Pix Crédito, uma ferramenta que poderia concorrer diretamente com o cartão de crédito e afetar o uso das maquininhas no país.

A ideia é oferecer crédito aos consumidores por meio do Pix, ou seja, os usuários do sistema teriam a experiência do cartão de crédito sem o plástico. Apesar de várias especulações do mercado, o Pix Crédito ainda não foi confirmado pelo Banco Central do Brasil.

As pessoas também perguntam

Tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Sim, tem como fazer Pix com cartão de crédito em algumas instituições financeiras.

Qual App dá para fazer Pix com cartão de crédito?

As instituições financeiras que oferecem Pix com cartão de crédito, são:  Digio, RecargaPay, PicPay e Nubank.

É possível fazer Pix com cartão de crédito Nubank?

Sim, o Nubank lançou uma nova função que permite fazer Pix com cartão de crédito e o valor da transferência poderá ser parcelado em até 12x.

Descomplicamos?

Esperamos que essas informações tenham te ajudado. Você sabia que é possível consultar seu CPF grátis na Foregon e descobrir sua pontuação de score de crédito? Faça a consulta agora mesmo:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão Pão de Açúcar: benefícios e como solicitar

O que é anuidade do cartão de crédito?

Recarga com cartão de crédito: como fazer?

Veja qual cartão de crédito para CNPJ oferece mais benefícios

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Crédito e débito: entenda a diferença e saiba qual é mais vantajoso

C6 Bank tem cartão de crédito para negativado? Confira

Apelido do cartão: entenda o que é e como cadastrar