Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Por Thais SouzaPublicado em

Apesar do Pix ter dominado a forma como as pessoas realizam as transferências no país e ser aceito por mais de 70% da população, o sistema de pagamentos do Banco Central ainda gera várias dúvidas nos seus usuários. Afinal, é possível fazer um Pix com cartão de crédito?

É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Até o momento, não é possível fazer uma transferência Pix com o cartão de crédito. O Pix é um meio de pagamentos e transferências que utiliza o saldo da sua conta.

Ou seja, o sistema funciona de maneira parecida com uma TED ou um DOC, em que é possível fazer um Pix a partir do saldo da sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira.

A principal diferença é que os pagamentos do Pix são feitos de maneira instantânea, em até dez segundos, a qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Apesar do Pix não permitir o uso do cartão para transferências e pagamentos, algumas instituições financeiras passaram a permitir que o cliente pegue uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.

O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Porém, essa prática merece atenção, porque apesar de ser conhecida como "Pix com o cartão de crédito", ela se parece mais com um empréstimo e existe a cobrança de juros.

Pix Crédito pode ser implementado pelo Banco Central

De acordo com uma reportagem do portal Valor Econômico, embora não haja confirmações ou maiores detalhes, o Banco Central avalia implementar o Pix Crédito, uma ferramenta que poderia concorrer diretamente com o cartão de crédito e afetar o uso das maquininhas no país.

A ideia é oferecer crédito aos consumidores por meio do Pix, ou seja, os usuários do sistema teriam a experiência do cartão de crédito sem o plástico. Apesar de várias especulações do mercado, o Pix Crédito ainda não foi confirmado pelo Banco Central do Brasil.

Leia também

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Use Elo: conheça o programa que reúne as vantagens do seu cartão

3 indicadores financeiros que você precisa conhecer

Cartão de crédito PJ: como escolher a melhor opção?

Comparativo: PicPay Card ou cartão de crédito Nubank?

Compra no cartão de crédito: quanto tempo demora para ser aprovada?

Cartão Itaucard Click Platinum com pontuação em reais vale a pena?

Cartão de crédito: saiba como criar uma senha forte e segura

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter?