É possível fazer Pix com cartão de crédito?
Apesar do Pix ter dominado a forma como as pessoas realizam as transferências no país e ser aceito por mais de 70% da população, o sistema de pagamentos do Banco Central ainda gera várias dúvidas nos seus usuários. Afinal, é possível fazer um Pix com cartão de crédito?

É possível fazer Pix com cartão de crédito?
Até o momento, não é possível fazer uma transferência Pix com o cartão de crédito. O Pix é um meio de pagamentos e transferências que utiliza o saldo da sua conta.
Ou seja, o sistema funciona de maneira parecida com uma TED ou um DOC, em que é possível fazer um Pix a partir do saldo da sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira.
A principal diferença é que os pagamentos do Pix são feitos de maneira instantânea, em até dez segundos, a qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Apesar do Pix não permitir o uso do cartão para transferências e pagamentos, algumas instituições financeiras passaram a permitir que o cliente pegue uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.
O cliente que tem limite pré-aprovado transfere esse limite como dinheiro para sua conta e, então, consegue fazer um Pix com o valor. Porém, essa prática merece atenção, porque apesar de ser conhecida como "Pix com o cartão de crédito", ela se parece mais com um empréstimo e existe a cobrança de juros.
Pix Crédito pode ser implementado pelo Banco Central
De acordo com uma reportagem do portal Valor Econômico, embora não haja confirmações ou maiores detalhes, o Banco Central avalia implementar o Pix Crédito, uma ferramenta que poderia concorrer diretamente com o cartão de crédito e afetar o uso das maquininhas no país.
A ideia é oferecer crédito aos consumidores por meio do Pix, ou seja, os usuários do sistema teriam a experiência do cartão de crédito sem o plástico. Apesar de várias especulações do mercado, o Pix Crédito ainda não foi confirmado pelo Banco Central do Brasil.
Leia também

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário