Foregon.comConteúdos

É possível fazer um consórcio para negativado?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Participar de um consórcio é uma boa alternativa para conquistar aquele imóvel ou carro que você tanto deseja. Contudo, será que você pode adquirir o autofinanciamento mesmo estando negativado? É isso que você irá descobrir em nosso artigo. 

O que é um consórcio?

Se você sabe poupar dinheiro para fazer uma compra planejada, saiba que o consórcio é ideal para isso. Basicamente, você vai entrar em um grupo de pessoas que têm interesse em comprar um mesmo tipo de bem ou serviço.

Portanto, todos os participantes precisam pagar uma mensalidade que é definida pela administradora do consórcio.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além disso, as chances de ser contemplado são iguais para todos, pois os sorteios só poderão ser feitos quando a soma dos pagamentos das parcelas de todos membros alcançar o valor do bem ou serviço.

Negativado pode participar de consórcios?

Sim, é possível participar de um consórcio mesmo que a pessoa esteja com o nome sujo. Mas o que significa estar negativado? Basicamente, o CPF do cidadão está incluído nos cadastros dos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Com isso, você enfrenta diversas restrições e tem dificuldade para contratar cartões de crédito, dentre outras soluções financeiras.

Dicas para participar do autofinanciamento

O consórcio para negativado é uma realidade, por isso você consegue participar das assembleias e sorteios desde que não atrase o pagamento das parcelas.

Porém, se você for sorteado, será preciso quitar todas as suas dívidas e limpar o nome antes de receber a carta de crédito para realizar a compra do bem ou serviço.

Importante: a carta de crédito é o que vai dar acesso à compra daquilo que você deseja. Contudo, ela só é liberada depois de uma análise que leva em conta o histórico do consumidor e suas dívidas. Por isso, fazer consórcio para negativado pode atrapalhar na hora de receber essa carta.

O que fazer se você não conseguir pagar a mensalidade?

Independentemente da situação do seu CPF, as parcelas devem ser quitadas até a data de vencimento definida. Caso isso não aconteça, você não tem a chance de ser contemplado no consórcio.

Mas se surgirem imprevistos que impossibilitem o pagamento, você pode:

  • Renegociar com a administradora o valor da carta de crédito e tem a chance de conseguir uma redução no valor das parcelas mensais;
  • Repassar a sua cota para outro participante, consultando a empresa responsável pelo autofinanciamento antes e conferir as condições.

Você pode gostar de ler

Como você notou, o consórcio é indicado para pessoas que conseguem ter um bom planejamento e organização das próprias finanças.

Sendo assim, tente regularizar sua situação para depois entrar em um autofinanciamento. Como queremos te ajudar nesse processo, separamos alguns artigos:

Descomplicamos?

Caso tenha restado alguma dúvida sobre esse assunto, não esqueça de enviar sua pergunta aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Consórcio

    Consórcio Chevrolet: dúvidas sobre parcelas e boleto

  • Consórcio

    Qual a diferença entre carta de crédito e consórcio?

  • Consórcio

    É possível fazer um consórcio para negativado?

  • Consórcio

    Mycon: conheça o consórcio digital e suas taxas de juros

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Consórcio