É possível fazer um consórcio para negativado?
Participar de um consórcio é uma boa alternativa para conquistar aquele imóvel ou carro que você tanto deseja. Contudo, será que você pode adquirir o autofinanciamento mesmo estando negativado? É isso que você irá descobrir em nosso artigo.

O que você procura?
O que é um consórcio?
Se você sabe poupar dinheiro para fazer uma compra planejada, saiba que o consórcio é ideal para isso. Basicamente, você vai entrar em um grupo de pessoas que têm interesse em comprar um mesmo tipo de bem ou serviço.
Portanto, todos os participantes precisam pagar uma mensalidade que é definida pela administradora do consórcio.
Além disso, as chances de ser contemplado são iguais para todos, pois os sorteios só poderão ser feitos quando a soma dos pagamentos das parcelas de todos membros alcançar o valor do bem ou serviço.
Negativado pode participar de consórcios?
Sim, é possível participar de um consórcio mesmo que a pessoa esteja com o nome sujo. Mas o que significa estar negativado? Basicamente, o CPF do cidadão está incluído nos cadastros dos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Com isso, você enfrenta diversas restrições e tem dificuldade para contratar cartões de crédito, dentre outras soluções financeiras.
Dicas para participar do autofinanciamento
O consórcio para negativado é uma realidade, por isso você consegue participar das assembleias e sorteios desde que não atrase o pagamento das parcelas.
Porém, se você for sorteado, será preciso quitar todas as suas dívidas e limpar o nome antes de receber a carta de crédito para realizar a compra do bem ou serviço.
Importante: a carta de crédito é o que vai dar acesso à compra daquilo que você deseja. Contudo, ela só é liberada depois de uma análise que leva em conta o histórico do consumidor e suas dívidas. Por isso, fazer consórcio para negativado pode atrapalhar na hora de receber essa carta.
O que fazer se você não conseguir pagar a mensalidade?
Independentemente da situação do seu CPF, as parcelas devem ser quitadas até a data de vencimento definida. Caso isso não aconteça, você não tem a chance de ser contemplado no consórcio.
Mas se surgirem imprevistos que impossibilitem o pagamento, você pode:
- Renegociar com a administradora o valor da carta de crédito e tem a chance de conseguir uma redução no valor das parcelas mensais;
- Repassar a sua cota para outro participante, consultando a empresa responsável pelo autofinanciamento antes e conferir as condições.
Você pode gostar de ler
Como você notou, o consórcio é indicado para pessoas que conseguem ter um bom planejamento e organização das próprias finanças.
Sendo assim, tente regularizar sua situação para depois entrar em um autofinanciamento. Como queremos te ajudar nesse processo, separamos alguns artigos:
- Nome sujo? Veja como limpar o nome!;
- Conheça estratégias para organizar as finanças pessoais;
- Dicas para você renegociar dívidas com o banco.
Descomplicamos?
Caso tenha restado alguma dúvida sobre esse assunto, não esqueça de enviar sua pergunta aqui pra gente. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário