Foregon.comConteúdos

É possível pagar o INSS em atraso?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Muitos não sabem, mas é possível pagar o INSS em atraso. No entanto, em algumas situações, essa demanda não é permitida. Por isso, vale a pena observar em quais ocasiões é preciso obter autorização do INSS. Veja mais detalhes, logo a seguir:

Em quais casos você precisa da autorização do INSS?

Para pagar o INSS em atraso, obrigatoriamente, você precisará da permissão quando:

  • O pagamento das contribuições estiver fora do período prescrito, que é de 5 anos;
  • Para períodos que já foram prescritos, há uma indenização, que deve ser calculada junto a um contador ou em uma das agências de atendimento da Previdência Social para o valor correto.

Este último caso vale mais para quem é contribuinte individual e que trabalha como autônomo. Além de já possuir inscrição e que deseja quitar os períodos atrasados. Dessa forma, é feita uma guia GPS com o preço adequado. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Assim que você for preencher a guia no site da Previdência, o sistema irá informar o valor para casos de pagamento de períodos não-prescritos. Vale destacar que o parcelamento também é possível, desde que você apresente a guia emitida na Receita Federal. 

Além disso, um autônomo também consegue pagar o INSS retroativo para antes do início das contribuições, ou seja, previamente à inscrição no INSS. Este processo se chama Retroação da DIC. Para que o mesmo seja aprovado, o contribuinte terá que reunir provas documentais. Veja mais a respeito, logo abaixo:

Comprovação documental

Ela pode ser realizada através de:

  • Notas fiscais, recebimentos de salário e outros documentos que comprovem o emprego;
  • Alguns dos documentos que podem ajudar nessa prova são o comprovante de inscrição na prefeitura, comprovante de pagamento de qualquer imposto, os de trabalho realizado e recibos de serviços prestados.

Se aprovado pelo setor de benefícios do INSS, a pessoa recebe a guia para recolher os valores e pode continuar com suas contribuições.

Pagar o INSS em atraso gera multa?

Lembre-se que pagar o INSS em atraso gera uma multa de até 20% mais a correção monetária. Por isso, é importante agendar os pagamentos desse benefício e manter as suas contas em dia para evitar gastos desnecessários.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Por que é importante ter o nome limpo?

  • Dicas financeiras

    Relatório Macroeconômico da Boa Vista: como adquirir?

  • Dicas financeiras

    Aviso Eletrônico de Débito da Boa Vista: saiba o que é

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras