Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

É possível ter Pix em mais de um banco? Descubra agora

Por Camila SilveiraPublicado em

A chegada das chaves Pix trouxe diversas vantagens para os consumidores brasileiros mas, como resultado, causou algumas dúvidas também. Afinal, você sabe se é possível ter chaves Pix em mais de uma conta bancária em diferentes instituições financeiras? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

É possível ter Pix em mais de um banco?

Se você possui contas bancárias em mais de uma instituição financeira e deseja cadastrar uma chave Pix em cada banco, saiba que é totalmente possível. Melhor dizendo, não é necessário determinar uma instituição financeira como a principal, é permitido ter chaves cadastradas em todas. 

Apesar disso, você deve se atentar a uma regra: não é possível cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco. Por exemplo: você não pode usar o seu CPF para cadastrar duas chaves em diferentes instituições financeiras.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além disso, há um limite de chaves que você pode cadastrar em uma mesma conta bancária: se a conta for de Pessoa Física, é possível cadastrar até cinco chaves diferentes; se for conta de Pessoa Jurídica, é possível ter até 20 chaves distintas. Porém, elas não poderão mais ser utilizadas para outras instituições financeiras.

O que são chaves Pix?

Criadas pelo Banco Central e disponibilizadas no dia 16 de novembro de 2020, as chaves Pix representam um novo meio de realizar pagamentos e transferências. Confira as principais vantagens que esse novo sistema oferece:

  • Transações instantâneas;
  • Funciona todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados;
  • Totalmente gratuito;
  • Em vez de fornecer seus dados bancários, você cadastra sua chave Pix na conta bancária e realiza transações com muita praticidade.

É possível cadastrar quatro tipos de chaves Pix, cada uma em uma conta bancária, sendo elas o CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória. 

Como dissemos anteriormente, ao realizar o cadastro de alguma dessas chaves em uma conta bancária, não será mais necessário informar todos os seus dados bancários e pessoais no momento de realizar uma transferência. Basta informar a chave Pix e fazer sua transação sem burocracias.

Entenda, para fazer o uso dessa funcionalidade, não é preciso instalar nenhum tipo de aplicativo novo em seu celular. O sistema das chaves Pix já vem integrado ao aplicativo do seu banco, sendo necessário apenas fazer o cadastro da chave na respectiva plataforma.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: pagamento via WhatsApp é uma ameaça?

Confira o passo a passo de como agendar um Pix no Nubank

Pesquisa aponta que Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

Confira 4 benefícios do Pix para e-commerces

Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline

Pix: como gerar QR Code pelo aplicativo da Caixa

Golpe do Pix Agendado é falso; entenda

Pix: sistema pode ser utilizado para pagamento de impostos e tributos