Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

É possível ter Pix em mais de um banco? Descubra agora

Por Camila SilveiraPublicado em

A chegada das chaves Pix trouxe diversas vantagens para os consumidores brasileiros mas, como resultado, causou algumas dúvidas também. Afinal, você sabe se é possível ter chaves Pix em mais de uma conta bancária em diferentes instituições financeiras? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

É possível ter Pix em mais de um banco?

Se você possui contas bancárias em mais de uma instituição financeira e deseja cadastrar uma chave Pix em cada banco, saiba que é totalmente possível. Melhor dizendo, não é necessário determinar uma instituição financeira como a principal, é permitido ter chaves cadastradas em todas. 

Apesar disso, você deve se atentar a uma regra: não é possível cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco. Por exemplo: você não pode usar o seu CPF para cadastrar duas chaves em diferentes instituições financeiras.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além disso, há um limite de chaves que você pode cadastrar em uma mesma conta bancária: se a conta for de Pessoa Física, é possível cadastrar até cinco chaves diferentes; se for conta de Pessoa Jurídica, é possível ter até 20 chaves distintas. Porém, elas não poderão mais ser utilizadas para outras instituições financeiras.

O que são chaves Pix?

Criadas pelo Banco Central e disponibilizadas no dia 16 de novembro de 2020, as chaves Pix representam um novo meio de realizar pagamentos e transferências. Confira as principais vantagens que esse novo sistema oferece:

  • Transações instantâneas;
  • Funciona todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados;
  • Totalmente gratuito;
  • Em vez de fornecer seus dados bancários, você cadastra sua chave Pix na conta bancária e realiza transações com muita praticidade.

É possível cadastrar quatro tipos de chaves Pix, cada uma em uma conta bancária, sendo elas o CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória. 

Como dissemos anteriormente, ao realizar o cadastro de alguma dessas chaves em uma conta bancária, não será mais necessário informar todos os seus dados bancários e pessoais no momento de realizar uma transferência. Basta informar a chave Pix e fazer sua transação sem burocracias.

Entenda, para fazer o uso dessa funcionalidade, não é preciso instalar nenhum tipo de aplicativo novo em seu celular. O sistema das chaves Pix já vem integrado ao aplicativo do seu banco, sendo necessário apenas fazer o cadastro da chave na respectiva plataforma.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

BC vai liberar estorno de dinheiro pelo Pix em caso de fraudes ou falhas

O PIX pode parar? Entenda o que está acontecendo

Pix terá novas funções liberadas em breve: saiba mais

Pix: bancos cobram taxa de até R$ 10 por transferência

Contatos de celular poderão ser integrados ao Pix: saiba mais

Será o fim do cartão físico com a chegada do Pix e Open Banking?

Conheça os 11 estados que poderão pagar a conta de energia pelo Pix

É possível ter Pix em mais de um banco? Descubra agora