Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Economize na energia doméstica com essas dicas

Por Janaína TavaresPublicado em

Saber como economizar na energia elétrica da sua casa às vezes pode se tornar um verdadeiro desafio, já que envolve diversos fatores comuns ao seu dia a dia como: o uso da geladeira, ventilador, chuveiro, dentre outros.

Mas com as dicas certas, essa situação pode ficar menos complicada. Ficou curioso? Acompanhe nosso artigo e veja como fazer isso de uma maneira prática.

Lâmpadas fluorescentes

Já pensou em economizar na energia doméstica em até 80%? É simples, basta substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Dessa maneira, o consumo de energia por estes modelos será reduzido. Apesar do investimento inicial ser um pouco caro, vale a pena se considerar que a longo prazo você terá mais vantagens com essa opção.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Chuveiro elétrico

Você gosta de tomar banhos demorados? Tente não fazer isso, porque além de ser um desperdício de água, pode prejudicar no aumento da conta de energia. Uma alternativa é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e aplica o shampoo. Vale lembrar que os horários de picos, das 18h às 21h, devem ser evitados. 

Secador de cabelo

Um acessório muito útil para quem gosta de cuidar dos cabelos, mas que pode se tornar um verdadeiro vilão para aqueles que preferem economizar na energia elétrica. Para se ter uma noção de seu gasto, 15 horas de uso mensais representam 15 kWh do consumo mensal total.

Dessa forma, utilize-o de forma consciente. Ou seja, opte não usar todos os dias e prefira a secagem natural dos fios, dependendo da programação do seu dia.

Aparelhos eletrônicos

Você tem o hábito de deixar os seus aparelhos eletrônicos ligados à tomada ou em stand-by? Se sim, que tal repensar essa atitude? Porque mesmo quando não estão sendo utilizados, eles podem consumir muita energia. Lembre-se de quando sair de casa, retirá-los da tomada.

Freezers e geladeiras

Sem dúvidas, duas das principais causas do aumento da sua energia doméstica. Só o consumo da geladeira corresponde a 30% do valor total da conta de luz. A mesma situação se aplica para o freezer, em que o consumo pode chegar a 120 kWh.

Nossa dica, para a geladeira, é fazer a manutenção das borrachas de vedação da porta e não armazenar alimentos quentes. Já para o freezer, dê preferência ao congelador que já está embutido na sua própria geladeira.

Já conhecia alguma dessas dicas para economizar na energia elétrica? Conte pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!

Reserva de emergência: o que é e como montar?

Banco Inter: conheça a conta digital kids