Foregon.comConteúdos
    1. Educação financeira

    Educação financeira: o que temos que aprender?

    Por Leonardo JacominiPublicado em
    Compartilhe

    Você vai ler sobre educação financeira:

    O assunto educação financeira é um tema que anda em evidência. Cada vez mais, as pessoas buscam entender o tema e trabalhar para que suas finanças fiquem em dia.

    Não é um mistério. O número do desemprego no Brasil assusta, acompanhado do alarmante aumento de mais de 60 milhões de negativados. Quem já viveu alguma dessas fases sabe bem o quanto é chato.

    Você que está lendo, certamente precisa de uma ajuda com o dinheiro, não é verdade? Alguma vez você já passou um aperto no mês e não sabia qual a melhor saída?

    Certamente se a falta de dinheiro ou atraso de contas já te assombrou alguma vez, certamente você não praticou a educação financeira.

    Depois que as pessoas descobrem como faz bem olhar para o dinheiro com cuidado e organização, nunca mais descuidam. Se você já leu algum conteúdo aqui no blog sobre economizar, já deve ter se deparado com o que eu sempre falo: economizar é mais viciante do que gastar. Eu vou te contar o porque jajá.

    Antes, é preciso entender os benefícios e o que é podemos aprender com a educação financeira. Eu te convido para um papo bem legal, um conteúdo simples e sem aquele papo de economista que muitas vezes a gente não entende nada.

    Pronto para mudar seu olhar para com o dinheiro?

    O que é a educação financeira

    Eu separei alguns tópicos para você entender melhor o que é este tipo de educação. Ela mexe com o seu perfil como consumidor e crítica diante do planejamento da sua vida.

    Escolha

    A educação financeira, antes de mais nada, é uma escolha. Você opta todos os dias por diferentes coisas. Saber escolher sobre o seu dinheiro é importante e muitas pessoas não sabem fazer isso.

    Se educar financeiramente é ir pelo caminho em que você se planeja antes de tudo. É saber que uma escolha, afeta diretamente o seu resultado mensal e anual. Falo especialmente sobre o equilíbrio entre gastar, economizar e organizar.

    Se adaptar

    A educação financeira também é um momento de adaptação. Fala sério, você não deve ter ouvido muito sobre o assunto em casa ou na escola né? São raros os casos em que conhecemos pessoas que falam do assunto e entendem a importância.

    Por isso, a educação financeira é se adaptar ao novo. Pode ser complicado no começo, organizar a sua vida em função do dinheiro e saber o que acontece exatamente com ele.

    Não vai ser do dia para noite que você vai economizar, não caia em contos que muitos te dizem de economizar um valor x para chegar ao milhão ou mesmo como chegar a um valor enorme em pouco tempo.

    Mas, tenha em mente que, com a sua persistência, disciplina e organização, você vai conseguir sim, gerir o seu dinheiro e parar de ter aqueles apertos que te pegam de surpresa.

    Pensar no futuro

    Essa é minha última definição. Talvez, a mais importante e a que resume o que é a educação financeira. Pensar no futuro é se organizar, planejar, não cair em tentação de comprar por impulso e ainda se desafiar.

    Pensar na frente, é basicamente o exercício de se educar financeiramente. Seu dinheiro vem mês a mês, o que você faz com ele, é planejar. E se um dia você perde sua fonte de renda principal? Pense nisso para te motivar!

    Por que economizar é mais viciante do que gastar?

    Lembra que eu dei essa definição de que, poupar é bem mais legal do que gastar no início do texto? Pensa um pouco, você tem ideia do porque isso pode acontecer?

    Simples! Quem economiza, se sente desafiado e tem um foco. Isso acontece porque dentro da educação financeira e do planejamento, você deve ter metas para que seus objetivos aconteçam.

    E quem quer de verdade chegar a um objetivo pelo esforço, vai se sentir muito mais motivado. No mês em que você conseguir guardar o que se propôs, vai ser uma vitória. Agora, quando ver que sobrou mais do que planejou, você vai se sentir muito mais orgulhoso.

    Para quem não pratica, pode até parecer estranho esse papo de economizar é viciante. Mas, garanto para você que vai ser essa sensação que você vai ter quando colocar em prática o seu planejamento financeiro.

    Como economizar e aprender sobre educação financeira?

    Quer umas dicas para economizar e colocar o planejamento financeiro em prática? Separei para você as melhores! No final do texto, você encontra alguns links para posts especiais sobre o assunto!

    Se pague primeiro

    Essa dica é uma das que eu mais gosto, quando o assunto é economizar. Isso porque, essa regra te ajuda a guardar dinheiro e pensar em você em primeiro e não nos bancos ou empresas.

    A regra de se pagar primeiro é bem prática. Assim que seu salário cair na conta, a primeira conta que você vai pagar é você mesmo. Para isso, estipule um valor. Pode ser 10% ou 15%.

    Destine esse valor para uma conta ou rendimento diferente da que você recebe o salário. Dessa forma, você economiza todo mês, porque definiu um compromisso.

    Peça desconto

    Chega de vergonha e achar que não vai conseguir nada. Um desconto nas suas compras valem muito a pena. E chorar também dá certo, ainda mais quando você se propõe a pagar à vista.

    Imagina se você sempre pedisse desconto. O valor somado por tanto tempo, certamente seria considerável. De 10% em 10% a menos em cada compra, já fazem uma grande diferença no seu ano.

    Por isso, tudo o que comprar, seja caro ou barato, peça seu desconto!

    Atenção ao limite do cartão

    Tem muita gente que vive com um limite do cartão de crédito acima dos seus ganhos. Não se engane, isso não é um benefício, e sim um erro. Se você tem um limite maior do que pode pagar mensalmente, ele pode comprometer o seu orçamento.

    Você pode em alguns cartões, ajustar o limite para o quanto você acha que deve. Já outros, se informe na central de relacionamento como proceder. O banco quer justamente que você gaste, não caia nessa.

    O cartão de crédito é um ótimo aliado, quando usado da forma correta. Ajuda na segurança, sem precisar levar dinheiro por aí, na praticidade em pagar, etc. Mas, fique atento a falsa sensação de dinheiro!

    Coloque limites

    No seu planejamento financeiro, é muito importante que existam limites para cada gasto. Ou seja, alimentação, passeios, etc. Tudo deve ter um limite para você não se perder na organização da sua educação financeira.

    Revise seus gastos

    Não deixe seus planos ficarem velhos ou esquecidos em planilhas ou papéis. Sempre revise como anda sua saúde financeira. Olhe seus gastos e veja se anda de acordo com o que você pretende.

    Reveja seus gastos e corte se for necessário. Um bom exemplo para isso, são os serviços que pagamos sem usar. Academia, tv e até internet que pagamos caro e usamos pouco. Revise!

    Metas e revisão de metas

    Para fazer um bom planejamento, orçamento e ainda contar com uma boa saúde financeira, você deve traçar metas. Elas servem como guias para que você consiga chegar ao seu objetivo.

    As metas servem como pontos a serem alcançados. Por exemplo: se você pretende fazer uma viagem daqui a um ano, você vai se comprometer a economizar um valor por mês.

    Suas metas podem ser, economizar R$ 100 nos dois primeiros meses, R$ 200 no terceiro mês e assim por diante. Esses são os pontos que você deve alcançar mês a mês, até que no 12º mês você chegue ao seu objetivo.

    É importante também, revisar as suas metas. Talvez você não esteja conseguindo poupar o valor da meta todos os meses, ou ainda descobre que pode aumentar suas metas. Isso você só vai descobrir se sempre revisar como anda seu planejamento.

    Não confie na cabeça! Anote tudo, pare um momento para fazer isso, além de revisar como você está indo!

    Comece a sua educação financeira:

    Como fazer um planejamento financeiro

    Como fazer um orçamento inteligente

    Economizar dinheiro

    Coisas que fazem você perder dinheiro

    Como ter uma renda extra

    Gostou das dicas? Então continue ligado aqui no blog que tem muita coisa legal! Fico te esperando, até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Educação financeira

      Os melhores sites e aplicativos sobre educação financeira

    • Educação financeira

      Educação financeira será matéria obrigatória nas escolas

    • Educação financeira

      10 lições sobre dinheiro que você precisa saber

    • Educação financeira

      Por que é importante ter uma boa educação financeira?

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?