Educação financeira será matéria obrigatória nas escolas
A educação financeira é fundamental para todo cidadão, já que com ela você aprende a ter mais consciência do uso do seu dinheiro e aprende a equilibrar as finanças pessoais. Além disso, neste ano, ela será matéria obrigatória no ensino infantil e fundamental, em todas as escolas do Brasil.

Gostaria de entender melhor como isso será feito na prática? Acompanhe a leitura do nosso artigo, logo abaixo:
O que você procura?
Como a educação financeira nas escolas vai funcionar?
Esta disciplina vai fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, a educação financeira será uma matéria transversal, ou seja, ela vai ser aplicada em várias aulas e projetos com o objetivo de incentivar as crianças a cuidarem melhor do dinheiro, visando a independência financeira.
O que é a BNCC?
É o nome que se dá para um documento que determina o mínimo que precisa ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.
Isso quer dizer que agora a educação financeira está prevista na Base Nacional Comum Curricular e todos os brasileiros têm o direito de aprender a respeito.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Quais serão os desafios?
A oferta desta matéria nas escolas vai depender da estrutura de cada rede de ensino, da formação de professores, oferta de material didático, além do tempo de preparo das aulas para ministrar essa disciplina.
Em entrevista para o site da Agência Brasil, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, afirmou que os municípios serão os responsáveis pela formação dos docentes em 2020.
Dessa forma, de acordo com o presidente, será possível trazer a educação financeira para o ensino infantil e fundamental, assim como outras competências previstas na BNCC.
Por fim, segundo o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), os currículos do ensino infantil e fundamental devem ser adequados até este ano, para incluírem a educação financeira nas escolas e dentre outros temas.
Sugestões de conteúdos
Continue sua jornada com a gente e aproveite para ler outros artigos:
- Como se proteger de golpes virtuais que utilizam o coronavírus?;
- Investir em tempos de crise: melhores aplicações para 2020;
- Como organizar sua rotina na quarentena?.
Descomplicamos?
Você gostou de saber que a educação financeira vai ser trabalhada nas escolas? Qual sua opinião a respeito do assunto? Até uma próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário