Como economizar com produtos do dia a dia

Chegar ao final do mês é um desafio para muita gente. Como é para você? Olha, eu posso afirmar que na maioria das vezes nossas escolhas é que determinam se o dinheiro estica ou se vai. Quer saber como economizar com produtos do dia a dia e ter uma grana sobrando?

O nosso dia a dia é o mais importante em questão de gastos. Afinal, as coisas que compramos todos os dias determinam se somos econômicos ou “enfiamos o pé na jaca”.

No supermercado, farmácia, açougue, estuário, etc. Tudo isso faz parte do famoso gastos fixos. Tudo aquilo que uma pessoa precisa para viver bem – sem contar a parte de moradia, água e energia.

Pensando em te ajudar na hora das compras, mais uma vez o Foregon Edu separou uma lista de dicas especiais. Grave na cabeça ou anote para não esquecer. Pegue essas dicas e torne um hábito, juro que fica mais fácil daqui tempo.

Economizar com produtos do dia a dia não é tão complicado

Sabe porque não é difícil economizar nas compras do dia a dia? Pelo simples fato de que, nós é que mandamos na lista de compra. Você não é obrigado a levar nada além do que quer ou precisa.

Tudo bem que controlar a satisfação e até a fome na hora de comprar, não são coisas simples. Mas, depende de você de qualquer forma. Quem tem foco, não desvia do caminho, no nosso caso, de ter mais dinheiro no final do mês.

Um dos maiores problemas que acontecem na hora das compras, é o impulso. Você só tá precisando de um tênis. Mas, na loja vê uma sandália linda ou aquela blusa que vai combinar com o tênis novo – olha a compra por impulso aí.

Então vamos para a nossa primeira dica que vai te ajudar a controlar esse impulso aí, principalmente no supermercado.

Tenha a lista na mão

Vai fazer compras ou vai dar aquela passadinha no calçadão da sua cidade? Então faça a lista ou mentalize somente o que você precisa.

Com uma lista de compras, você evita de rodar o supermercado inteiro, levando tudo o que mais te encanta, seja porque o preço está menor ou porque na hora da fome você vai atacar aquilo.

Mantenha o foco na lista, não fuja a regra e seja fiel ao seu propósito. Entrou, comprou, pagou e foi embora feliz!

No supermercado

A nossa lista de dicas especiais para quem quer economizar com produtos do dia a dia, começa no supermercado. O vilão do dinheiro e aliado da fome que não passa.

Vamos começar pensando no que você come. Tem um cardápio para seguir ou por aí você faz o que dá vontade de comer? Segunda opção? Então pode ser que criar um cardápio te ajude a economizar.

Assim, você sabe o que precisa comprar no supermercado e evita de ter que pedir comida ou gastar em restaurante, porque não sabe o que fazer ou não tem nada em casa.

Analise os mesmos produtos em tamanhos maiores. Ou seja, ao invés de pegar um produto menor e que custe R$ 5, opte pelo maior e que custa R$ 8. Dessa forma, você evita ter que comprar de novo e acabar pagando mais.

Gente, essa dica é bem conhecida, mas não custa reforçar. Se você imaginou que é sobre não ir ao supermercado com fome, acertou! Escolha ir depois do almoço, fora de horário de pico, além de evitar gastar pelo estômago roncando, você evita as filas.

Parece besteira, mas ir com fome a qualquer lugar que tenha comida, te leva a gastar e ainda sentir prazer. Oh coisa errada!

Não marque bobeira. Supermercados perto de você, aí no seu bairro, geralmente têm os melhores preços. Aposte neles!

Macetes no supermercado

Sabe que supermercado é recheado de “dribles” e marketing para nos fazer levar o que não precisamos e ainda da marca mais cara.

Por isso, sempre olhe para cima e para baixo. Os produtos mais caros costumam ficar no meio. E não se esqueça dessa – não pague pela marca, mas sim pela qualidade. Um mesmo produto pode ser muito bom quanto ao “de marca”.

Acompanhe os descontos e os dias especiais. Sabe aquele dia da feirinha ou do churrasco? Anote essas datas e compre pelo melhor preço!

Para roupas e calçados

Entre nossa equipe, achamos que o segundo vilão que leva o seu dinheiro e você deixa de economizar com produtos do dia a dia está no vestuário, incluindo os calçados. Você concorda?

Então segura essas dicas mais que especiais para economizar com produtos de vestuário.

A primeira coisa que muita gente faz e isso pode incluir você que está lendo, é seguir pelo caminho de que “o mais barato compensa”, ou “levo 3 pelo preço de 1”.

Tudo depende muito. Mas, que tal começar a colocar as coisas na “balança da paz do seu bolso”? Ou seja, qualidade x preço.

Uma camiseta de marca por exemplo, pode durar bem mais do que uma que custou mais barato e você ter que comprar mais camisetas durante o ano. No pacote que você levou três, os furos aparecem nas primeiras lavagens.

Então, coloque na balança o equilíbrio entre levar algo bom e com preço legal. E não só porque tá super barato.

Seu guarda-roupas merece atenção

Sabia que você pode ter diversos looks escondidos no seu guarda-roupas? Isso mesmo. Basta um pouco de criatividade e também o hábito de pegar referências na internet sobre roupas customizadas/montadas com peças de roupas que você já tem – use o Pinterest!

Ah, outra dica bem legal para economizar na hora de comprar roupas, é abusar de acessórios. Com eles, você muda totalmente seu jeito de vestir até com a mesma roupa. Colares, meus queridos e queridas, tenham eles! Xales também!

Fazer a limpa no seu guarda-roupas também te ajuda a economizar com produtos. Você pode fazer duas separações.

A primeira, aquelas roupas que você nem usou direito ou que não te serviram e estão ali esperando o tempo passar guardadas. Essas, você pode vender sem medo para os amigos ou na internet.

Dessa forma, você ganha um dinheiro legal para poder renovar o seus looks!

Já a segunda coisa a se fazer, é separar aquelas que já tem uso, faltam um botão ou uma pequena manchinha. Elas serão destinadas a doação. Você faz o bem para o outro e para ti mesmo.

Coloca como lição – só renove o seu guarda-roupa se você conseguir eliminar o que já tem.

Promoção – leve algo que você não precise agora!

Ah, e uma das dicas que eu mais gosto e que você pode implementar na sua cabecinha, é que – NÃO É PORQUE É PROMOÇÃO, QUE VOCÊ PRECISA!

É minha gente, segura esse desejo de pegar toda promoção. É fácil, se você não precisa ou não consome tal produto, não tem porque levar, nem porque vai combinar super. Já diria uma lenda das séries: “se você não comprar, o desconto vai ser maior”.

Aprendeu como você pode economizar com produtos do dia a dia e garantir mais grana no final do mês? Não é tão complicado como a gente pensa! Torne hábito ter dinheiro!