Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Eleições 2020: confira a data, prazos e regras para votação

Por Thais SouzaPublicado em

As eleições 2020 que vão eleger prefeitos, vices e vereadores dos municípios estão chegando. Para que você não tenha problemas no momento da votação, é importante ficar por dentro de todos os detalhes, prazos e regras para ter um pleito tranquilo. 

Data e prazos para as eleições 2020

As eleições municipais deste ano estavam marcadas para o dia 04 de outubro. Porém, por conta da pandemia do Covid-19, tiveram que ser adiadas. Agora, o primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro, ambos no domingo. 

O horário da votação este ano também está diferente. Você poderá votas das 07h às 17h. Porém, entre 07h e 10h da manhã, os idosos acima de 60 anos terão preferência.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Na urna eletrônica, você irá votar primeiramente no seu candidato a prefeito e depois no vereador. Mas antes de apertar o botão "Confirma", não se esqueça de conferir se os dados correspondem ao candidato escolhido por você. 

Como vai funcionar a justificativa nas eleições 2020?

Por conta da pandemia do Covid-19, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar seu voto sem precisar sair de casa, através do App e-Título, disponível para Android e iOS.

Por lá, você pode justificar a ausência através do sistema de georreferenciamento do aparelho celular ou tablet, que poderá ser utilizado apenas no dia e no horário da votação.

A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, também poderá ser feita no App em até 60 dias após o término do primeiro e do segundo turno, um campo para anexar arquivos, como laudos médicos, estará disponível aos eleitores.

Caso você não tenha nenhum aparelho celular ou tablet, pode fazer a justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

Suspensão da biometria nas eleições 2020

Por conta da pandemia, a identificação por biometria está suspensa nas eleições municipais. O TSE decidiu pelo corte já que a identificação digital pode demorar mais tempo, o que poderia gerar filas e aglomeração de pessoas. Por este motivo, os eleitores devem levar um documento oficial com foto para a seção eleitoral. 

Quais documentos preciso levar para votar?

Você deverá comparecer no local de votação portanto um documento oficial com foto, pode ser o RG, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH.

Não será obrigatório estar com o título de eleitor, mas é importante levá-lo, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Vale ressaltar que as certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Protocolo de segurança para o dia das eleições 2020

O TSE divulgou um protocolo de segurança por conta da pandemia do Covid-19. As medidas visam diminuir os riscos de infecção pelo vírus e garantir a saúde e segurança de todos os eleitores. 

Durante a votação, será obrigatório o uso de máscaras, desde a entrada até a saída da seção eleitoral. Além disso, fica proibido comer, beber ou fazer qualquer outra ação que necessite a retirada da máscara de proteção. 

Dentro do local de votação, o eleitor deverá ficar a um metro de distância das outras pessoas presentes, haverá marcação no chão. Além disso, você deverá levar a própria caneta para assinar o caderno de votação. O uso de álcool em gel também será obrigatório na entrada e saída da seção eleitoral.

Os eleitores ou mesários que estiverem com febre e outros sintomas ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão permanecer em casa. 

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual será o dia das eleições 2020?

As eleições 2020 acontecerão no dia 15 de novembro.

Qual será o horário de votação nas eleições 2020?

Os eleitores poderão comparecer às urnas de 07h às 17h. Vale lembrar que entre às 07h e 10h é o horário preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Qual idade para votar nas eleições 2020?

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar nas eleições. O voto é opcional para os eleitores analfabetos, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Perdi meu título de eleitor, posso votar mesmo assim?

Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Como consultar o local de votação?

Você pode consultar o local através do App e-Título, que pode ser baixado para smatphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Como votar na urna eletrônica?

No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência. na tela você verá a foto, número e nome do candidato. Então, aperte a tecla verde para confirmar.

Qual a ordem dos dígitos para vereadores e prefeitos?

Vereador: cinco dígitos e prefeito: dois dígitos.

Quem não fez o cadastro biométrico poderá votar?

Sim, a suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida com a pandemia do Covid-19. Porém, em eleições futuras você precisará ter o cadastro.

Quem está com suspeita de Covid-19 pode ir votar?

Não! Em caso de suspeita, você não deve comparecer para a votação. A justificativa poderá ser feita online, no App e-Titulo.

Posso justificar meu voto no dia da eleição?

Sim, porém essa opção é só para quem está fora do domicílio eleitoral. A justificativa será feita pelo aplicativo e-Título. Excepcionalmente, quem não tiver acesso a smartphone, poderá justificar em qualquer local de votação.

Descomplicamos? 

Ficou com alguma dúvida sobre as regras das eleições 2020? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Não esqueça de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão

Next: veja como contribuir com causas sociais ao pagar com seu cartão

Pinterest como ferramenta de negócios: guia completo

Compra de supermercado: mensal ou semanal? Saiba qual vale mais a pena