Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Eleições 2020: confira a data, prazos e regras para votação

Por Thais SouzaPublicado em

As eleições 2020 que vão eleger prefeitos, vices e vereadores dos municípios estão chegando. Para que você não tenha problemas no momento da votação, é importante ficar por dentro de todos os detalhes, prazos e regras para ter um pleito tranquilo.

Data e prazos para as eleições 2020

As eleições municipais deste ano estavam marcadas para o dia 04 de outubro. Porém, por conta da pandemia do Covid-19, tiveram que ser adiadas. Agora, o primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro, ambos no domingo. 

O horário da votação este ano também está diferente. Você poderá votas das 07h às 17h. Porém, entre 07h e 10h da manhã, os idosos acima de 60 anos terão preferência.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Na urna eletrônica, você irá votar primeiramente no seu candidato a prefeito e depois no vereador. Mas antes de apertar o botão "Confirma", não se esqueça de conferir se os dados correspondem ao candidato escolhido por você. 

Como vai funcionar a justificativa nas eleições 2020?

Por conta da pandemia do Covid-19, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar seu voto sem precisar sair de casa, através do App e-Título, disponível para Android e iOS.

Por lá, você pode justificar a ausência através do sistema de georreferenciamento do aparelho celular ou tablet, que poderá ser utilizado apenas no dia e no horário da votação.

A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, também poderá ser feita no App em até 60 dias após o término do primeiro e do segundo turno, um campo para anexar arquivos, como laudos médicos, estará disponível aos eleitores.

Caso você não tenha nenhum aparelho celular ou tablet, pode fazer a justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

Suspensão da biometria nas eleições 2020

Por conta da pandemia, a identificação por biometria está suspensa nas eleições municipais. O TSE decidiu pelo corte já que a identificação digital pode demorar mais tempo, o que poderia gerar filas e aglomeração de pessoas. Por este motivo, os eleitores devem levar um documento oficial com foto para a seção eleitoral. 

Quais documentos preciso levar para votar?

Você deverá comparecer no local de votação portanto um documento oficial com foto, pode ser o RG, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH.

Não será obrigatório estar com o título de eleitor, mas é importante levá-lo, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Vale ressaltar que as certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Protocolo de segurança para o dia das eleições 2020

O TSE divulgou um protocolo de segurança por conta da pandemia do Covid-19. As medidas visam diminuir os riscos de infecção pelo vírus e garantir a saúde e segurança de todos os eleitores. 

Durante a votação, será obrigatório o uso de máscaras, desde a entrada até a saída da seção eleitoral. Além disso, fica proibido comer, beber ou fazer qualquer outra ação que necessite a retirada da máscara de proteção. 

Dentro do local de votação, o eleitor deverá ficar a um metro de distância das outras pessoas presentes, haverá marcação no chão. Além disso, você deverá levar a própria caneta para assinar o caderno de votação. O uso de álcool em gel também será obrigatório na entrada e saída da seção eleitoral.

Os eleitores ou mesários que estiverem com febre e outros sintomas ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão permanecer em casa. 

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual será o dia das eleições 2020?

As eleições 2020 acontecerão no dia 15 de novembro.

Qual será o horário de votação nas eleições 2020?

Os eleitores poderão comparecer às urnas de 07h às 17h. Vale lembrar que entre às 07h e 10h é o horário preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Qual idade para votar nas eleições 2020?

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar nas eleições. O voto é opcional para os eleitores analfabetos, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Perdi meu título de eleitor, posso votar mesmo assim?

Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Como consultar o local de votação?

Você pode consultar o local através do App e-Título, que pode ser baixado para smatphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Como votar na urna eletrônica?

No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência. na tela você verá a foto, número e nome do candidato. Então, aperte a tecla verde para confirmar.

Qual a ordem dos dígitos para vereadores e prefeitos?

Vereador: cinco dígitos e prefeito: dois dígitos.

Quem não fez o cadastro biométrico poderá votar?

Sim, a suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida com a pandemia do Covid-19. Porém, em eleições futuras você precisará ter o cadastro.

Quem está com suspeita de Covid-19 pode ir votar?

Não! Em caso de suspeita, você não deve comparecer para a votação. A justificativa poderá ser feita online, no App e-Titulo.

Posso justificar meu voto no dia da eleição?

Sim, porém essa opção é só para quem está fora do domicílio eleitoral. A justificativa será feita pelo aplicativo e-Título. Excepcionalmente, quem não tiver acesso a smartphone, poderá justificar em qualquer local de votação.

Descomplicamos? 

Ficou com alguma dúvida sobre as regras das eleições 2020? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Não esqueça de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio