Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Eleições 2020: saiba como consultar seu local de votação

Por Thais SouzaPublicado em

Os eleitores brasileiros vão retornar às urnas no dia 15 de novembro para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios do país nas eleições 2020. Cada cidadão está cadastrado em uma seção eleitoral específica. Portanto, é fundamental saber o número da sua zona eleitoral e o seu local de votação.

Por isso, neste artigo você vai conferir vários métodos para consultar o seu local de votação pela internet, sem precisar sair de casa. Vamos lá?

Como consultar o local de votação nas eleições 2020

Consulta por nome ou número do título

Você pode consultar o seu local de votação através do seu nome ou número do título de eleitor. Confira o passo a passo e veja como é simples: 

  1. Entre no site do TSE;
  2. Insira seu nome ou número do título, data de nascimento e nome da mãe, nos campos informados;
  3. Depois, faça a verificação de segurança "Não sou um robô";
  4. Clique em "Consultar".

Consultar pelo App e-Título

O e-Titulo é um App que permite acesso aos seguintes dados: zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. Você pode acessá-lo com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Confira o passo a passo para descobrir o seu local de votação:

  1. Baixe o App e-Título no seu smartphone (Android e iOS);
  2. Abra o aplicativo, leia e aceite os termos de uso;
  3. Preencha os dados solicitados para o cadastro;
  4. Insira a sigla do seu estado e clique em "Próxima";
  5. Responda as perguntas de segurança;
  6. Você também pode entrar no App ao scanear o seu título de eleitor. Para isso, clique em "Preencher dados com QR Code";
  7. Depois, ao entrar no App, procure a opção "local de votação" para consultar.

O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

Consultar pelas redes sociais

Você também pode consultar o seu local de votação através do assistente virtual BOT. Para isso, basta enviar uma mensagem no Facebook ou Twitter o TSE  e seguir o passo a passo para obter a resposta.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual será o dia das eleições 2020?

As eleições 2020 acontecerão no dia 15 de novembro.

Qual será o horário de votação nas eleições 2020?

Os eleitores poderão comparecer às urnas de 07h às 17h. Vale lembrar que entre às 07h e 10h é o horário preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Qual idade para votar nas eleições 2020?

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar nas eleições. O voto é opcional para os eleitores analfabetos, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Perdi meu título de eleitor, posso votar mesmo assim?

Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Como consultar o local de votação?

Você pode consultar o local através do App e-Título, que pode ser baixado para smatphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Como votar na urna eletrônica?

No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência. na tela você verá a foto, número e nome do candidato. Então, aperte a tecla verde para confirmar.

Qual a ordem dos dígitos para vereadores e prefeitos?

Vereador: cinco dígitos e prefeito: dois dígitos.

Quem não fez o cadastro biométrico poderá votar?

Sim, a suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida com a pandemia do Covid-19. Porém, em eleições futuras você precisará ter o cadastro.

Quem está com suspeita de Covid-19 pode ir votar?

Não! Em caso de suspeita, você não deve comparecer para a votação. A justificativa poderá ser feita online, no App e-Titulo.

Posso justificar meu voto no dia da eleição?

Sim, porém essa opção é só para quem está fora do domicílio eleitoral. A justificativa será feita pelo aplicativo e-Título. Excepcionalmente, quem não tiver acesso a smartphone, poderá justificar em qualquer local de votação.

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o local de votação das eleições 2020. Caso ainda tenha restado alguma, deixe seu comentário abaixo para que possamos entrar em contato.

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Banco do Brasil lança cartão exclusivo para MEI

FIFA 21: veja como baixar e comprar o jogo

ZroBank: banco digital lança cartão com cashback em bitcoin

Banco digital N26 no Brasil: saiba como entrar na fila de espera

CashMe: conheça a fintech que facilita crédito para empresas

RappiBank: conheça o novo banco digital da Rappi

Pacotes CVC 2021: veja como encontrar os melhores preços

Saiba como conferir o bilhete da Loteria Federal

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras