Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Eleições 2020: saiba como consultar seu local de votação

Por Thais SouzaPublicado em

Os eleitores brasileiros vão retornar às urnas no dia 15 de novembro para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios do país nas eleições 2020. Cada cidadão está cadastrado em uma seção eleitoral específica. Portanto, é fundamental saber o número da sua zona eleitoral e o seu local de votação.

Por isso, neste artigo você vai conferir vários métodos para consultar o seu local de votação pela internet, sem precisar sair de casa. Vamos lá?

Como consultar o local de votação nas eleições 2020

Consulta por nome ou número do título

Você pode consultar o seu local de votação através do seu nome ou número do título de eleitor. Confira o passo a passo e veja como é simples: 

  1. Entre no site do TSE;
  2. Insira seu nome ou número do título, data de nascimento e nome da mãe, nos campos informados;
  3. Depois, faça a verificação de segurança "Não sou um robô";
  4. Clique em "Consultar".

Consultar pelo App e-Título

O e-Titulo é um App que permite acesso aos seguintes dados: zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. Você pode acessá-lo com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Confira o passo a passo para descobrir o seu local de votação:

  1. Baixe o App e-Título no seu smartphone (Android e iOS);
  2. Abra o aplicativo, leia e aceite os termos de uso;
  3. Preencha os dados solicitados para o cadastro;
  4. Insira a sigla do seu estado e clique em "Próxima";
  5. Responda as perguntas de segurança;
  6. Você também pode entrar no App ao scanear o seu título de eleitor. Para isso, clique em "Preencher dados com QR Code";
  7. Depois, ao entrar no App, procure a opção "local de votação" para consultar.

O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

Consultar pelas redes sociais

Você também pode consultar o seu local de votação através do assistente virtual BOT. Para isso, basta enviar uma mensagem no Facebook ou Twitter o TSE  e seguir o passo a passo para obter a resposta.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual será o dia das eleições 2020?

As eleições 2020 acontecerão no dia 15 de novembro.

Qual será o horário de votação nas eleições 2020?

Os eleitores poderão comparecer às urnas de 07h às 17h. Vale lembrar que entre às 07h e 10h é o horário preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Qual idade para votar nas eleições 2020?

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar nas eleições. O voto é opcional para os eleitores analfabetos, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Perdi meu título de eleitor, posso votar mesmo assim?

Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Como consultar o local de votação?

Você pode consultar o local através do App e-Título, que pode ser baixado para smatphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Como votar na urna eletrônica?

No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência. na tela você verá a foto, número e nome do candidato. Então, aperte a tecla verde para confirmar.

Qual a ordem dos dígitos para vereadores e prefeitos?

Vereador: cinco dígitos e prefeito: dois dígitos.

Quem não fez o cadastro biométrico poderá votar?

Sim, a suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida com a pandemia do Covid-19. Porém, em eleições futuras você precisará ter o cadastro.

Quem está com suspeita de Covid-19 pode ir votar?

Não! Em caso de suspeita, você não deve comparecer para a votação. A justificativa poderá ser feita online, no App e-Titulo.

Posso justificar meu voto no dia da eleição?

Sim, porém essa opção é só para quem está fora do domicílio eleitoral. A justificativa será feita pelo aplicativo e-Título. Excepcionalmente, quem não tiver acesso a smartphone, poderá justificar em qualquer local de votação.

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o local de votação das eleições 2020. Caso ainda tenha restado alguma, deixe seu comentário abaixo para que possamos entrar em contato.

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

7 aplicativos que vão te ajudar a economizar muito

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas