Foregon.comConteúdos

Empresas: 6 dicas para evitar perdas durante a pandemia

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Ninguém estava esperando pela chegada da pandemia da Covid-19 e, quando tudo aconteceu, muitas empresas perderam o chão. Milhares de segmentos precisaram se adequar rapidamente para evitar a contaminação de seus funcionários e clientes e, por consequência, conservar o funcionamento da companhia.

Diante deste cenário, a crise desafiou proprietários e gestores a tomarem providências rápidas, como designar times de trabalho para o home office ou exercer medidas para os colaboradores e fornecedores, que precisavam trabalhar no mesmo espaço. Mas, apesar do momento difícil, existem muitos desafios que devemos encarar como oportunidades para o futuro.

Em razão disso, nós separamos seis dicas para você, que é responsável pelo gerenciamento de uma empresa, ter uma melhor clareza sobre suas ações e, como resultado, evitar maiores perdas durante e após a pandemia do coronavírus. Ficou interessado? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Tenha um programa de prevenção e combate a pandemia

É claro que existe uma grande preocupação, nesse contexto, sobre como a economia sobreviverá. Mas, não devemos esquecer de tomar atitudes contra a Covid-19 para evitar a contaminação. Em vista disso, considere fundamental estabelecer um programa de prevenção e combate a pandemia dentro da empresa.

Trata-se de um planejamento que oferece os direcionamentos que uma companhia deve seguir dentro do ambiente de trabalho e como ela deve se posicionar diante desse cenário. Tudo isso através da conscientização, atitudes de cada envolvido, incluindo-se todos os círculos sociais, como famílias, amigos e colegas de trabalhadores.

Crie estratégias que flexibilizam o ambiente de trabalho

É preciso entender que nem todas as pessoas têm a mesma infraestrutura de um ambiente de trabalho, dentro de casa, por exemplo. Portanto, garanta que esses espaços também atendam os pedidos da OMS, dispondo recursos para higienização e condições para que todos trabalhem com a mesma fluidez e menos risco em seus processos produtivos.

A grande vantagem dessas estratégias é que, após a pandemia, você saberá lidar com outras crises e situações inesperadas, aproveitando todos os aprendizados que lhe foi proporcionado durante esse período de crise.

Estabeleça plataformas conectivas

Como dissemos anteriormente, todos os espaços, remotos ou não, precisam ter boas condições para que o trabalho não seja prejudicado. Mas, é claro que não devemos esquecer da comunicação entre os colaboradores. Procure por uma plataforma que conecte todos os envolvidos da empresa e realize reuniões, sempre que necessário.

Com um programa ou aplicativo de integração bem definido, a sua empresa conseguirá superar muitos obstáculos e, como resultado, poderá trabalhar com mais facilidade.

Engaje a equipe com produtividade

Nesse momento, é importante que todos os funcionários estejam dispostos e juntos pelo bem da empresa. Eles precisam se comprometer e assumir uma postura flexível para amenizar os efeitos dessa crise. Para isso, você pode promover ações de conscientização no ambiente de trabalho ou em videoconferência, por meio de dicas e palestras.

É legal que todos os funcionários emitam opiniões para que você consiga identificar problemas e, assim, otimizar todos os processos necessários. É de responsabilidade do administrador, ser claro com todos os colaboradores e, também, ouvir as suas necessidades.

Avalie os processos frequentemente

Após implementar todas as estratégias, é fundamental que você avalie todos os resultados, possíveis problemas, necessidades, entre outros fatores. Analisar essas informações é importante para medir a eficácia dos processos implementados. Verifique a motivação dos funcionários e veja como está a situação de vida de cada um deles.

Conte com uma consultoria durante esse processo

Não tenha medo de contar com um apoio profissional durante esse período de pandemia. Em situações complexas, essa ação pode fazer toda diferença. Saiba mais sobre os requisitos de prevenção estabelecidos pela OMS e Ministério da Saúde, ofereça soluções adequadas para diversas áreas da empresa e providencie os recursos necessários. 

Dessa forma, a sua empresa conseguirá superar os desafios desse momento doloroso, com mais fluidez e facilidade.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter apresentado boas dicas para você. Qualquer dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Especial coronavírus

    Saiba quais benefícios você pode receber durante a pandemia

  • Especial coronavírus

    CNH: pode dirigir com a carteira vencida durante a pandemia?

  • Especial coronavírus

    Lei Aldir Blanc: conheça a medida que vai auxiliar o setor cultural

  • Especial coronavírus

    Ganhe dinheiro com a venda de infoprodutos na quarentena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Especial coronavírus