Empresas que o governo federal pretende privatizar em 2020
Na época em que era candidato à presidência da república, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha como proposta privatizar cerca de 100 empresas estatais. Contudo, você sabe o que isso quer dizer e quais sãos as possíveis instituições que serão privatizadas ainda em 2020 pelo governo federal? Veja mais no artigo.

O que significa privatizar?
Antes de mais nada, você precisa se familiarizar com este termo que, basicamente, se refere a uma desestatização. Em outras palavras, é um processo realizado pelo Estado para vender empresas ao setor privado.
Desta maneira, o processo pode ser feito por meio de leilões ou até mesmo pela venda de ações, até o Estado não ter mais nenhum controle acionário sobre a empresa que foi vendida.
Outros tipos de desestatização
Além da privatização, existem outras modalidades de desestatização que você pode conhecer mais a respeito:
- Concessão: ocorre em situações que o governo federal tem o poder de ceder a uma empresa a possibilidade de explorar determinada atividade por um prazo pré-estabelecido;
- Parceria público-privada: por outro lado, nessa desestatização existe uma cooperação entre o Estado e a iniciativa privada. Sendo assim, o governo fica responsável por entrar com uma parte dos recursos, enquanto o setor privado aplica o restante do investimento e pode explorar a empresa por um determinado período.
Como funciona esse processo?
A privatização de empresas estatais começa por meio de uma análise feita pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Através dele são realizados estudos a respeito da situação das empresas e os possíveis modelos de desestatização a serem aplicados.
Além disso, quem tem o poder de autorizar ou não um processo de desestatização é o conselho do PPI, formado pelos seguintes integrantes:
- Presidente da República;
- Sete ministros;
- Presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Vale lembrar que em 19 de novembro de 2019, um processo simplificado foi aprovado pelo PPI com a finalidade de reduzir o tempo dos processos de desestatização para um semestre.
A nova regra vale para empresas com valor inferior a R$ 300 milhões e, dependendo da instituição, a venda precisará ser autorizada também pelo Congresso Nacional.
Empresas que podem ser privatizas em 2020
Em outubro do ano passado, a secretária especial do PPI, Martha Seillier, informou em entrevista ao site G1 as possíveis empresas que podem ser privatizadas em 2020:
- Casa da Moeda;
- Emgea;
- ABGF;
- Ceagesp;
- CeasaMinas.
Empresas encaminhadas ao PPI para dar início ao processo de privatização
- Correios;
- Telebras;
- Dataprev;
- Serpro;
- Codesp;
- Ceitec.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você a compreender melhor este assunto. Qualquer coisa, pergunte aqui pra gente e até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário