Empréstimo com agiota: conheça os riscos
As contas básicas não param de subir e o salário continua o mesmo, o que fazer? Para milhares de brasileiros é difícil se sustentar sem se endividar. Em momentos de aperto financeiro, muitos podem acabar se rendendo a pressão e buscando formas duvidosas para conseguir dinheiro. O empréstimo com agiota é uma delas.

Já adiantamos que essa é uma prática ilegal e não deve estar entre as opções de ninguém. No momento de vulnerabilidade diante das dificuldades, o criminoso oferece soluções imediatas como se fossem excelentes.
Entenda o que é um agiota e sabia por quais motivos você não deve fazer negócio com um deles.
O que você procura?
Como um agiota atua?
Os agiotas agem fora do mercado legal de crédito. Eles oferecem empréstimos sem a autorização do Banco Central (BC), o que dispensa alguns requisitos básicos na contratação, como a comprovação de renda. Por não haver essa fiscalização, eles cobram taxas de juros exorbitantes.
Além disso, existe outro risco em jogo: a sua vida e a de todos seus familiares. Se o valor não for pago, sua integridade física e financeira ou a de pessoas ligadas a você podem entrar em risco.
Quais são os perigos de pedir empréstimo com agiota?
Os criminosos agem fora da lei, logo, eles podem criar ou alterar as regras como quiserem. Entenda um pouco melhor sobre esses perigos.
Juros abusivos
Os juros cobrados pelos agiotas podem chegar a 40% ao mês ou mais, enquanto as instituições financeiras oferecem empréstimos de forma legalizada e com juros que não passam dos 10%.
Roubo de bens
Uma das formas de cobrança dos agiotas é pela tomada de bens como garantia de pagamento. Outro ponto importante é que o solicitante não tem qualquer garantia de que os itens serão devolvidos após a quitação da dívida.
Método de cobrança com uso de violência
Por fim, como não existem regras nesse tipo de movimentação financeira, caso a dívida não for cobrada, os criminosos usam de extrema violência física ou psicológica para que o pagamento seja feito.
Pedir dinheiro com agiota é crime?
A agiotagem configura-se como crime previsto em lei, por disponibilizar valores com juros abusivos.
- Art. 4º da Lei 1521/1051 – Crimes contra a economia popular.
- Art. 7º da Lei 7.492/86 – Contra o Sistema Financeiro Nacional
Mesmo sendo vítima de um agiota, a prática contribui indiretamente com uma atividade criminosa que já está prevista na lei.
Preciso de dinheiro urgente, o que fazer?
Se você precisa de dinheiro para quitar alguma dívida urgente, saiba que existem diversas outras opções para conseguir o dinheiro, inclusive solicitar alguma modalidade de empréstimo que se encaixe com seu perfil financeiro.
Além disso, tentar renegociar a dívida e parcelar o valor pode ser uma excelente opção. A dica é revisar todas suas contas e cortar os gastos considerados supérfluos, pelo menos por um período de tempo.
A Foregon é um marketplace que pode te ajudar a encontrar o serviço ou produto financeiro ideal para o seu perfil. Para isso, basta consultar seu score de crédito de forma gratuita.
Deixe seu comentário