Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo Consignado – Como as empresas podem facilitar o acesso para seus colaboradores?

Por OnidataPublicado em

Servidores públicos, aposentados e pensionistas já conhecem bem a modalidade de Empréstimo Consignado e já fazem uso deste benefício quando precisam ter acesso a crédito com custo mais baixo. Já para os funcionários de empresa privada o acesso ao empréstimo consignado ainda enfrenta algumas dificuldades.

Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e publicado no site de notícias  G1,  o nível de endividamento em 2021 foi o maior em 11 anos, atingindo mais de 77% das famílias brasileiras.  Este cenário pode representar sérios problemas para as empresas, pois colaboradores endividados perdem produtividade pela preocupação com problemas financeiros.

Nest post iremos falar como as empresas privadas podem facilitar para seus colaboradores o acesso ao empréstimo consignado. 

Como funciona o Empréstimo Consignado Privado?

O empréstimo consignado privado é uma linha de crédito oferecida a colaboradores de empresas privadas através de um convênio entre a empresa e uma instituição financeira.

As parcelas são descontadas mensalmente e debitada direto na folha de pagamento do colaborador.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Este tipo de crédito oferece as instituições financeiras maior segurança no recebimento, já que o desconto é automático diminuindo o risco. Em contrapartida as taxas de juros são mais as baixas do mercado e os prazos de pagamento mais longos. 

Como as empresas podem ajudar?

O processo se inicia com a empresa buscando instituições financeiras para firmar convênios, o que não é uma tarefa difícil. Após, a empresa passará por um processo de avaliação, segundo os critérios de cada instituição financeira e, se aprovado, é firmado um contrato de convênio.

Após a formalização com a empresa, caberá ao RH divulgar internamente este benefício para que os colaboradores que estejam buscando crédito possam simular e contratar um crédito consignado.

Hoje existem empresas de tecnologia especializadas em crédito que disponibilizam uma plataforma de crédito consignado online tanto para o colaborador, quanto para a empresa conveniada, com todas as funcionalidades em autoatendimento dando conforto, privacidade e segurança para as três partes envolvidas no processo de crédito.

Com estas plataformas é possível para o colaborador solicitar, simular, renegociar, fazer portabilidade, antecipar o pagamento e imprimir segunda via de boleto sem a necessidade de ligar para uma central de atendimento, já que todos os serviços estão disponíveis on-line.

As empresas também conseguem fazer a gestão dos colaboradores e integrações com a folha de pagamento via APIs, acompanhando margens, créditos e outros serviços. Diminuindo o trabalho já que todo o processo é integrado.

Mas é importante as empresas oferecerem antes do crédito um programa de educação financeira para que seus colaboradores não tenham necessidade de recorrer a empréstimos o tempo todo.

Vantagens para o colaborador

A principal vantagem para os colaboradores é o acesso a um crédito com custo mais baixo e que limita o percentual de endividamento, já que ele só pode pegar no máximo até 30% da sua remuneração líquida.

Outra vantagem é ter uma linha de crédito através do convênio da empresa com várias instituições financeiras, possibilitando que ele compare e escolha qual é a opção de crédito com custos e taxas mais baixas.

Vantagens para a empresa

É sempre importante oferecer benefícios para os colaboradores. E disponibilizar uma linha de crédito com custo mais baixo é um diferencial. Isso contribui para que eles fiquem mais calmos, aumentando o engajamento e a motivação com a organização, pois sabem que, caso tenham algum imprevisto, existe uma linha de crédito disponível.

Quer entender mais como uma empresa de tecnologia, especializada no desenvolvimento de sistemas de  crédito pode atendê-lo, conheça a Onidata.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Onidata

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda