Empréstimo consignado do INSS: confira as novas regras para 2022
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que conta com taxas mais atrativas para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2022, algumas mudanças foram implementadas e alteraram características importantes desse tipo de empréstimo. Continue a leitura e saiba mais.

O que mudou no empréstimo consignado em 2022?
Com o início da pandemia da Covid-19 em 2020, o Governo brasileiro adotou algumas medidas com a intenção de aumentar a circulação de dinheiro na economia.
Uma delas foi a alteração no limite da margem consignável, que passou a ser de 40% no total (35% para empréstimo consignado e 5% para cartão consignado). Além desse ponto, também aconteceram outras mudanças no início de 2022, veja:
Limite do empréstimo consignado
A ampliação de até 40% foi válida somente até 31 de dezembro de 2021. Portanto, a partir do dia 1 de janeiro de 2022, a margem consignável retornou a 35% do benefício na contratação do empréstimo (30% para empréstimo consignado e 5% para cartão consignado).
Juros do consignado
Outra mudança também foi efetivada no que diz respeito ao teto de juros do consignado, confira:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Taxa limite cobrada no empréstimo consignado: alterou de 1,8% para 2,4% ao mês;
- Taxa limite cobrada no cartão de crédito consignado: alterou de 2,7% para 3,06% ao mês.
Prazo para quitar o empréstimo consignado
Antes de assinar o contrato do empréstimo, é preciso ficar atento no prazo para quitá-lo. Neste ano, o prazo limite apenas retornou ao que era:
- De 2020 a 2021: prazo de até 84 meses para quitar a dívida;
- Em 2022: prazo de até 72 meses para quitar a dívida.
Tempo de carência
O tempo de carência era de 30 dias para solicitar um novo empréstimo consignado após a contratação do anterior. Com a alteração, esse prazo retornou ao anterior e agora é preciso aguardar até 90 dias para realizar uma nova solicitação.
Informamos?
O papel da Foregon é descomplicar a sua vida financeira. Esperamos que você tenha conseguido as informações necessárias. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até mais!
Deixe seu comentário