Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo ou financiamento: qual é a melhor alternativa?

Por Camila SilveiraPublicado em

A pergunta que muitas pessoas fazem na hora de comprar uma casa, um carro ou impulsionar um projeto pessoal é: devo contratar um empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre essas duas modalidades, conheça os seus respectivos pontos positivos e negativos e veja qual delas é melhor para você. 

O que é empréstimo?

O empréstimo é um produto financeiro oferecido pelos bancos e financeiras que emprestam dinheiro ao solicitante, sem a necessidade de comprovar a sua finalidade.

Portanto, trata-se de um contrato de crédito entre o cliente e a instituição financeira. O solicitante recebe um valor previamente acordado, acrescido de juros. Essa quantia deverá ser devolvida em parcelas, prazo determinado, mediante contrato firmado. 

O empréstimo pode ser a solução ideal para as pessoas quem precisam de dinheiro para qualquer finalidade. Geralmente, é solicitado para resolver emergências, quitar dívidas, sair do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial. 

Vantagens do empréstimo

O ponto que se destaca é a facilidade na contratação do crédito. Além disso, não é necessário dar explicações e justificativas sobre o uso do dinheiro. Tudo isso torna o processo muito mais simples e prático.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Outra vantagem que podemos levar em consideração é que diversos empréstimos não exigem uma apresentação de algum tipo de garantia. 

Desvantagens do empréstimo

As taxas de juros dos empréstimos costumam ser a desvantagem desse produto, mas pode variar de acordo com a instituição financeira. Uma saída para obter juros mais atrativos é oferecer uma garantia. Dessa forma, o banco terá mais segurança para liberar o dinheiro e não sairá no prejuízo caso você não consiga honrar com as parcelas.

O que é financiamento?

O financiamento é uma espécie de compra a longo prazo, com acréscimo de juros ao valor inicial, que varia de acordo com o tempo de parcelamento. Portanto, só é possível contratar essa modalidade para a aquisição de um bem específico, como um carro. 

Para financiar um bem, é necessário solicitar o crédito em um banco ou financeira. Essas empresas podem exigir uma comprovação de renda e até mesmo consultar o SPC e Serasa. Caso o financiamento seja liberado, o cliente deve pagar o valor em prestações, com o acréscimo de taxas de juros.

Vantagens do financiamento

O financiamento possui taxas de juros mais baixas e possui prazos mais longos para quitar as parcelas. Isso é possível porque os bancos realizam análises mais complexas e devido ao bem que servirá como garantia. 

Afinal, quanto mais segura for a operação para a instituição, melhores serão as condições para os contratantes.

Desvantagens do financiamento

Ao contrário do empréstimo, o financiamento possui mais burocracia e dificuldade na aprovação do crédito. Além de ser necessário justificar o uso do dinheiro, o bem que você for adquirir ficará em seu nome após pagar todas as parcelas.

Além disso, as análises mais criteriosas costumam reprovar muitos financiamentos e fazem com que os contratantes desistam desse produto.

Empréstimo ou financiamento: compare as diferenças

Empréstimo Financiamento
Liberação de crédito mais simples e rápida Juros mais baixos e prazos longos para pagar
Dinheiro na hora e direto para você Dinheiro vai para quem te vendeu o bem
Juros mais altos Liberação de crédito mais rígida e burocrática

Descomplicamos?

Qualquer dúvida sobre empréstimo e financiamento, deixe um comentário para nós que ajudaremos você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir