Empréstimo ou financiamento: qual é a melhor alternativa?
A pergunta que muitas pessoas fazem na hora de comprar uma casa, um carro ou impulsionar um projeto pessoal é: devo contratar um empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre essas duas modalidades, conheça os seus respectivos pontos positivos e negativos e veja qual delas é melhor para você.

O que você procura?
O que é empréstimo?
O empréstimo é um produto financeiro oferecido pelos bancos e financeiras que emprestam dinheiro ao solicitante, sem a necessidade de comprovar a sua finalidade.
Portanto, trata-se de um contrato de crédito entre o cliente e a instituição financeira. O solicitante recebe um valor previamente acordado, acrescido de juros. Essa quantia deverá ser devolvida em parcelas, prazo determinado, mediante contrato firmado.
O empréstimo pode ser a solução ideal para as pessoas quem precisam de dinheiro para qualquer finalidade. Geralmente, é solicitado para resolver emergências, quitar dívidas, sair do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.
Vantagens do empréstimo
O ponto que se destaca é a facilidade na contratação do crédito. Além disso, não é necessário dar explicações e justificativas sobre o uso do dinheiro. Tudo isso torna o processo muito mais simples e prático.
Outra vantagem que podemos levar em consideração é que diversos empréstimos não exigem uma apresentação de algum tipo de garantia.
Desvantagens do empréstimo
As taxas de juros dos empréstimos costumam ser a desvantagem desse produto, mas pode variar de acordo com a instituição financeira. Uma saída para obter juros mais atrativos é oferecer uma garantia. Dessa forma, o banco terá mais segurança para liberar o dinheiro e não sairá no prejuízo caso você não consiga honrar com as parcelas.
O que é financiamento?
O financiamento é uma espécie de compra a longo prazo, com acréscimo de juros ao valor inicial, que varia de acordo com o tempo de parcelamento. Portanto, só é possível contratar essa modalidade para a aquisição de um bem específico, como um carro.
Para financiar um bem, é necessário solicitar o crédito em um banco ou financeira. Essas empresas podem exigir uma comprovação de renda e até mesmo consultar o SPC e Serasa. Caso o financiamento seja liberado, o cliente deve pagar o valor em prestações, com o acréscimo de taxas de juros.
Vantagens do financiamento
O financiamento possui taxas de juros mais baixas e possui prazos mais longos para quitar as parcelas. Isso é possível porque os bancos realizam análises mais complexas e devido ao bem que servirá como garantia.
Afinal, quanto mais segura for a operação para a instituição, melhores serão as condições para os contratantes.
Desvantagens do financiamento
Ao contrário do empréstimo, o financiamento possui mais burocracia e dificuldade na aprovação do crédito. Além de ser necessário justificar o uso do dinheiro, o bem que você for adquirir ficará em seu nome após pagar todas as parcelas.
Além disso, as análises mais criteriosas costumam reprovar muitos financiamentos e fazem com que os contratantes desistam desse produto.
Empréstimo ou financiamento: compare as diferenças
Empréstimo | Financiamento |
Liberação de crédito mais simples e rápida | Juros mais baixos e prazos longos para pagar |
Dinheiro na hora e direto para você | Dinheiro vai para quem te vendeu o bem |
Juros mais altos | Liberação de crédito mais rígida e burocrática |
Descomplicamos?
Qualquer dúvida sobre empréstimo e financiamento, deixe um comentário para nós que ajudaremos você. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário