Foregon.comConteúdos

Empréstimo ou financiamento: qual é a melhor alternativa?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

A pergunta que muitas pessoas fazem na hora de comprar uma casa, um carro ou impulsionar um projeto pessoal é: devo contratar um empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre essas duas modalidades, conheça os seus respectivos pontos positivos e negativos e veja qual delas é melhor para você.

O que é empréstimo?

O empréstimo é um produto financeiro oferecido pelos bancos e financeiras que emprestam dinheiro ao solicitante, sem a necessidade de comprovar a sua finalidade.

Portanto, trata-se de um contrato de crédito entre o cliente e a instituição financeira. O solicitante recebe um valor previamente acordado, acrescido de juros. Essa quantia deverá ser devolvida em parcelas, prazo determinado, mediante contrato firmado. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O empréstimo pode ser a solução ideal para as pessoas quem precisam de dinheiro para qualquer finalidade. Geralmente, é solicitado para resolver emergências, quitar dívidas, sair do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.

Vantagens do empréstimo

O ponto que se destaca é a facilidade na contratação do crédito. Além disso, não é necessário dar explicações e justificativas sobre o uso do dinheiro. Tudo isso torna o processo muito mais simples e prático.

Outra vantagem que podemos levar em consideração é que diversos empréstimos não exigem uma apresentação de algum tipo de garantia. 

Desvantagens do empréstimo

As taxas de juros dos empréstimos costumam ser a desvantagem desse produto, mas pode variar de acordo com a instituição financeira. Uma saída para obter juros mais atrativos é oferecer uma garantia. Dessa forma, o banco terá mais segurança para liberar o dinheiro e não sairá no prejuízo caso você não consiga honrar com as parcelas.

O que é financiamento?

O financiamento é uma espécie de compra a longo prazo, com acréscimo de juros ao valor inicial, que varia de acordo com o tempo de parcelamento. Portanto, só é possível contratar essa modalidade para a aquisição de um bem específico, como um carro. 

Para financiar um bem, é necessário solicitar o crédito em um banco ou financeira. Essas empresas podem exigir uma comprovação de renda e até mesmo consultar o SPC e Serasa. Caso o financiamento seja liberado, o cliente deve pagar o valor em prestações, com o acréscimo de taxas de juros. 

Vantagens do financiamento

O financiamento possui taxas de juros mais baixas e possui prazos mais longos para quitar as parcelas. Isso é possível porque os bancos realizam análises mais complexas e devido ao bem que servirá como garantia.

Afinal, quanto mais segura for a operação para a instituição, melhores serão as condições para os contratantes.

Desvantagens do financiamento

Ao contrário do empréstimo, o financiamento possui mais burocracia e dificuldade na aprovação do crédito. Além de ser necessário justificar o uso do dinheiro, o bem que você for adquirir ficará em seu nome após pagar todas as parcelas.

Além disso, as análises mais criteriosas costumam reprovar muitos financiamentos e fazem com que os contratantes desistam desse produto.

Empréstimo ou financiamento: compare as diferenças

Empréstimo Financiamento
Liberação de crédito mais simples e rápida Juros mais baixos e prazos longos para pagar
Dinheiro na hora e direto para você Dinheiro vai para quem te vendeu o bem
Juros mais altos Liberação de crédito mais rígida e burocrática

Descomplicamos?

Qualquer dúvida sobre empréstimo e financiamento, deixe um comentário para nós que ajudaremos você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras