Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo para negativados possui juros maiores: entenda

Por Guilherme Gadelha, Revisado por Thais SouzaPublicado em

Antes de aprovar um empréstimo, as instituições financeiras recorrem a diversas análises para avaliar se o cliente tem condições de pagar a dívida ou não. Órgãos como o SPC e Serasa também são consultados e por conta disso, pessoas que não possuem restrições no nome costumam ter mais chances de serem aprovadas.

No entanto, dependendo da situação, algumas pessoas negativadas também podem conseguir aprovação.

Como assim, nome sujo?

Através do número do CPF, as instituições financeiras têm acesso ao histórico de dívidas de cada pessoa. Quando o banco nota que o solicitante do empréstimo é um bom pagador, as chances do crédito ser concedido aumentam.

Já quando o contratante está com o nome negativado, isso passa uma imagem para os bancos e financeiras de que ele poderá não conseguir arcar com uma nova dívida. Por isso é tão difícil ter crédito aprovado quando se está com o nome sujo.

Emprestimo para negativados possuem juros maiores? Descubra aqui

Por que empréstimos para negativados possuem juros maiores?

Você emprestaria dinheiro para uma pessoa que não conhece e que está com o nome sujo? Provavelmente você respondeu que não. Os bancos e instituições financeiras seguem esta mesma linha de raciocínio na hora de conceder crédito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A análise de crédito leva em consideração diversos dados do contratante, isso inclui: dívidas, pontuação de score de crédito, renda, hábitos financeiros, Cadastro Positivo, dentre outros.

O fato de você estar negativado pode dificultar a contratação de empréstimo porque os bancos entendem que você não está em um momento de equilíbrio financeiro e que assumir uma nova dívida pode ser um risco de inadimplência, o que causaria prejuízos para eles.

Então, se você conseguir um empréstimo mesmo estando negativado, os juros poderão ser bem mais altos do que o normal, já que os bancos acabam assumindo a possibilidade de inadimplência. Outro fator que implica nisso é o número de parcelas, que precisaram ser maiores para que o consumidor consiga pagar o crédito.

Ou seja, a tendência é que os juros sejam maiores porque o interessado irá demorar mais tempo para quitar as dívidas mais antigas além da atual.

Crédito mais barato mesmo estando negativado existe?

Sim! Mesmo que você esteja negativado, existem linhas de crédito que podem aprová-lo com facilidade e com juros muito competitivos.

É o caso do crédito consignado ou empréstimo com garantia de bens. Por existirem garantias de pagamento, essas linhas de crédito são menos exigentes e possuem as melhores taxas de juros do mercado. Abaixo separamos um vídeo com quatro boas opções de empréstimos para negativados.

Financeiras

Talvez essa seja a melhor opção para quem está com o nome sujo na praça. A maioria das financeiras estão presentes nas plataformas digitais, o que facilita o acesso de informações e solicitações aos consumidores. Dependendo do caso, é possível que alguns negativados consigam negociar os seus pedidos com a instituição escolhida.

Como escolher a instituição para solicitar empréstimo?

Antes de fazer o seu empréstimo, é importante avaliar a sua situação financeira. Dependendo do caso, pode ser que um empréstimo aperte ainda mais as suas dívidas. Não se esqueça de checar as taxas e compará-las com outras opções no mercado.

Também vale lembrar que existem diversas opções de empréstimos que são disponíveis aos consumidores. Você pode conhecer todas elas clicando aqui.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimo no cartão de crédito: conheça e tire suas dúvidas

Limite na Hora: saiba como conseguir empréstimo com o cartão de crédito

Conheça o empréstimo com garantia de veículo do Banco BV

Empréstimo pelo WhatsApp: confira a novidade do Banco do Brasil

Empréstimo Bom Pra Crédito: faça a sua solicitação online

Conheça os mitos e verdades sobre o empréstimo

Veja o que fazer se você receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Conheça 5 opções de financiamento estudantil em 2022