Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo para PMEs: quando a modalidade é considerada uma boa opção?

Por Nara LimaPublicado em

O empréstimo para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é considerado uma prática comum no Brasil, no entanto, ainda existe uma certa desconfiança entre os brasileiros quando esse é o assunto. Neste artigo, você confere uma das dúvidas mais usuais a respeito do tema. Continue lendo e confira! 

Quando o empréstimo para PMEs é um bom negócio?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a contratação de um empréstimo desencadeia a obrigação do pagamento de prestações mensais, que costumam durar mais tempo que o recurso solicitado.

Mas isso não significa que os empréstimos para essa modalidade são os vilões das finanças. Na verdade, eles são vistos como facilitadores que auxiliam no crescimento das empresas. Resumidamente, podemos dizer que os empréstimos são boas opções, contudo, devem ser solicitados apenas após uma análise detalhada das necessidades do seu negócio. 

Questione as necessidades do empréstimo

Se você entender que contratar um empréstimo pode ser a opção mais viável para o seu caso, faça essas duas perguntas a si mesmo e responda-as de maneira sincera: 

  • "Por que vou solicitar este empréstimo?"
  • "Qual será o destino do dinheiro?"

Essas são duas questões super importantes, pois se não houver um entendimento que leve a correção do motivo que resultou na ausência de capital de giro, as chances de ser necessário realizar uma nova contratação de crédito tornam-se altas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vale ressaltar que muitos empreendedores buscam o empréstimo por razões erradas. Ele não deve ser utilizado indiscriminadamente ou para manter um estilo de vida. O crédito empresarial é uma alternativa para conseguir capital de giro, para expandir o portfólio da sua empresa, comprar estoque ou investir em reformas. 

Lembre-se: planejamento financeiro é essencial para a vida de todos!

Descomplicamos? 

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você e facilite sua vida financeira. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os mitos e verdades sobre o empréstimo

Veja o que fazer se você receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Conheça 5 opções de financiamento estudantil em 2022

Representante legal INSS pode contratar empréstimo consignado? Saiba mais

Empréstimo Magalu: conheça a modalidade simplificada

Saiba tudo sobre o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Como pedir o empréstimo do Caixa Tem para quem tem o nome sujo

Melhores bancos para empréstimo, por categoria