Empréstimos consignados: fraudes contra aposentados e pensionistas aumentam
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, garantiu destinar o telefone 135 para denúncias sobre fraudes nas concessões de empréstimo consignado.

Como a margem consignável aumentou para 40%, cresceu o número de aposentados e pensionistas vítimas de golpes pelo telefone, como créditos e descontos em conta sem solicitação.
Tal decisão foi tomada durante a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. De acordo com o INSS, existem 36 milhões de operações ativas de crédito consignado de aposentados e pensionistas, o que equivale a aproximadamente R$ 185 bilhões em empréstimos.
A audiência contou com a participação de representantes do governo, de bancos, correspondentes bancários e consumidores para a adoção de medidas que vão evitar problemas na contratação desses empréstimos.
Apesar disso, as duas instituições com maior número de reclamações, C6 Bank e Banco PAN, recusaram o convite para participar da audiência.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Essa ausência não agradou o presidente da comissão, deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP). Ele afirmou que a comissão deve pedir a punição dessas instituições em requerimento ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao Banco Central.
Segundo o BC, a maioria dos empréstimos indevidos são motivados por correspondentes bancários que recebem comissão. Numa finalidade de evitar assédio aos clientes, melhorar o atendimento e oferecer maior transparência, os bancos criaram algumas regras.
No entanto, o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) identificou que as normas não são suficientes, sendo necessário regular o mercado.
"Eu deixo como sugestão criar um Código dos Consignados, para regulamentar esta questão que é tão importante, para proteger o consumidor, fazer as questões financeiras que ainda precisam ser debatidas", disse Neto.
O que você procura?
Você vai gostar de saber
- Senacon suspende concessão de crédito consignado do C6 Bank, mas banco obtém liminar e medida não está em vigor
- Conheças as taxas cobradas em empréstimos consignados nos principais bancos brasileiros
- O que é empréstimo consignado?
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário