Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimos Nubank: conheça as modalidades oferecidas

a55Publicado em

Seja para pagar uma dívida, fazer uma viagem ou investir no próprio negócio, clientes Nubank têm a facilidade de contratar empréstimo pelo celular, com taxas atrativas e sem burocracia. Neste artigo você vai conhecer as modalidades de empréstimo oferecidas pelo banco digital, suas características, como simular, contratar e gerenciar. Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

Modalidades de empréstimos Nubank

Atualmente, o Nubank oferece duas modalidades de empréstimos para seus usuários: o pessoal e o com portabilidade de salário. Antes de conhecê-los, é importante que você entenda como funcionam essas duas categorias na prática, para então decidir qual a ideal para você.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma das modalidades mais populares do mercado. Trata-se de uma operação em que uma instituição financeira empresta um valor diretamente para um cliente Pessoa Física, em troca de juros.

Sua principal diferença em relação às outras modalidades de crédito é que o contratante não precisa justificar o motivo da tomada de empréstimo, nem apresentar um bem como garantia. Ou seja, é possível usá-lo para pagar dívidas, abrir um negócio próprio, fazer uma viagem, cuidar de uma emergência ou qualquer outro gasto que você tenha em mente.

A maior vantagem desse tipo de empréstimo é que sua contratação é mais fácil e menos burocrática. Após a análise de crédito, geralmente em até 24 horas, se aprovado, o dinheiro fica disponível imediatamente na sua conta.

No entanto, o ponto negativo é que os juros dessa categoria são mais altos, pois o banco não possui uma garantia de pagamento e, portanto, o risco de inadimplência é maior. Além disso, outros fatores contribuem para a definição dos juros do empréstimo pessoal, como: o valor contratado e o número de parcelas.

Empréstimo com portabilidade de salário

O empréstimo com portabilidade de salário é uma categoria de crédito com juros mais atrativos. Mas, para explicar como ele funciona, antes é necessário entender o que é portabilidade de salário.

Os trabalhadores que tem conta-salário em um banco x podem fazer a portabilidade, ou seja, a transferência do recebimento do salário para outra instituição financeira.

Então, para fazer esse tipo de empréstimo, o consumidor deve realizar a portabilidade do salário para a conta do banco no qual deseja solicitar o crédito. O pagamento das parcelas não é descontado do salário, e sim do saldo da conta na data de vencimento de cada parcela, como um débito automático.

Empréstimo pessoal Nubank

O empréstimo pessoal do Nubank é uma opção exclusiva para os clientes da NuConta com limite pré-aprovado. A solicitação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do banco de forma rápida, prática e segura.

Antes de contratar, você faz uma simulação do valor do empréstimo para saber quanto vai pagar de juros, escolhe o número de parcelas e a melhor data para realizar os pagamentos. A quantia contratada pode ser parcelada em até 24 vezes e você ainda conta com um prazo de carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela.

Taxa de juros

De acordo com informações do site do Banco Central, a taxa média de juros aplicada pelo Nubank para empréstimo pessoal é de 3,89% de juros ao mês e 57,99% ao ano.

Elas podem variar para mais ou para menos, já que são personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente. O número de parcelas também influencia na quantidade de juros que você irá pagar. Quanto maior o tempo de contrato, mais juros são cobrados.

Como contratar

  1. Abra o App Nubank (Android e iOS);
  2. Nos atalhos do menu inicial do App, selecione "Empréstimos" e clique em "Novo empréstimo";
  3. Faça uma simulação digitando o valor que deseja, o número de parcelas e a data em que pretende realizar os pagamentos;
  4. Verifique os juros, as condições de pagamento e clique em "Confirmar".

Pronto! Após a confirmação, o valor solicitado é transferido na hora para a sua conta do Nubank para ser utilizado como quiser.

Pagamento das parcelas

O pagamento das parcelas do empréstimo pessoal pode ser feito de duas maneiras: por débito automático na sua conta digital ou então pelo boleto, que pode ser solicitado no chat do aplicativo.

Quem escolher o boleto, pode pagá-lo em qualquer agência bancária, casa lotérica ou pelo Internet Banking e aplicativo do banco.

Empréstimo com portabilidade de salário Nubank

O empréstimo com portabilidade de salário do Nubank é uma opção para quem deseja transferir o recebimento do salário para a NuConta e contratar crédito com taxas até 15% mais baratas do que em outra modalidade.

O crédito pode ser solicitado por funcionários de empresas privadas ou públicas e aposentados que tenham uma conta-salário e também uma conta Nubank com cartão de crédito.

Como contratar

Quem ainda não fez a portabilidade de salário para a conta do Nubank precisará realizar esse processo na hora de solicitar o empréstimo. Veja como:

  1. Abre o App Nubank. Selecione "Empréstimo" e clique em "Empréstimo com portabilidade de salário";
  2. Faça a simulação do valor e parcelas, então, clique em "Trazer salário";
  3. Clique em "Continuar com portabilidade", insira as informações da empresa em que trabalha e selecione o banco em que sua empresa processa as folhas de pagamento;
  4. Insira sua senha de quatro dígitos e, na tela seguinte, clique em "Continuar com empréstimo";
  5. Confirme o valor solicitado e toque em "Contratar empréstimo".

Pronto! O valor do empréstimo já vai direto para a sua conta do Nubank para ser utilizado da forma que você preferir.

Agora, se você já fez a portabilidade do seu salário para a NuConta, o processo é ainda mais simples. Basta entrar na parte de "Empréstimos" do seu aplicativo e contratar.

Pagamento das parcelas

O pagamento das parcelas não é descontado do seu salário, e sim do saldo em conta na data de vencimento escolhida no momento da contratação. Caso você não tenha saldo na NuConta, o pagamento deverá ser feito manualmente.

O que fazer antes de contratar um empréstimo?

1. Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o primeiro passo para te ajudar a ter mais controle do seu dinheiro. Por isso ele é tão importante na hora de contratar um empréstimo, pois te permite saber quanto você poderá gastar mensalmente com as parcelas ou se realmente é o momento adequado para contratar crédito.

Colocar no papel, em uma planilha ou até mesmo em um aplicativo também te auxilia na hora de cortar despesas inúteis, que a gente nem percebe e corroem o nosso orçamento. Aqui no blog da Foregon a gente tem várias dicas de como ter uma boa educação financeira no seu dia a dia.

Considerar o CET da operação

Muitas pessoas só se preocupam com os juros, mas o Custo Efetivo Total (CET) também deve ser avaliado na hora de solicitar um empréstimo. Ele é a soma de todos os custos do crédito, ou seja, o valor final total que você vai pagar, incluindo: juros, o IOF (imposto obrigatório), seguro, tributos, registros e demais despesas, que são especificadas no contrato do empréstimo.

Condições de pagamento

Atente-se às condições de pagamento oferecidas antes de solicitar o seu empréstimo. Por exemplo: se você está endividado, escolha um prazo de carência maior para pagamento da primeira parcela. No Nubank, por exemplo, você tem até 90 dias para começar a pagar.

Outro ponto importante é o parcelamento. Como já dissemos anteriormente, por mais que parcelas menores soem mais agradáveis para o seu bolso, quanto maior o tempo de contrato, maiores serão os juros e o CET. Por isso, se possível, tente escolher o menor número de parcelas possível, dento do seu orçamento.

O valor das parcelas

O recomendado é que as parcelas do empréstimo não ultrapassem 30% do seu orçamento mensal. Portanto, fazer esse cálculo é essencial para não contrair uma dívida que futuramente você pode não conseguir arcar.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que acontece em caso de atraso no pagamento do empréstimo?

O cliente fica com o empréstimo em atraso e são cobrados juros e multa fixa de 2%.

Posso antecipar as parcelas do empréstimo pessoal Nubank?

Sim. Ao antecipar as parcelas você terá um desconto nos juros. Para isso, entre no App Nubank, deslize a tela principal  para esquerda e clique na conta do Nubank. Clique em "Empréstimo a pagar" e depois em "Antecipar últimas".

Posso cancelar meu empréstimo pessoal Nubank?

Sim. Porém, o cancelamento só pode ser feito em até dias após a contratação. Para isso, é preciso ter na sua conta do Nubank o valor total do empréstimo mais as taxas de IOF, o imposto que incide na transação.

Quem recebe salário em conta corrente pode solicitar empréstimo com portabilidade?

Não. A portabilidade está disponível apenas para pessoas que recebem remuneração em conta-salário.

Qual a diferença de empréstimo consignado e com portabilidade de salário?

A maior diferença é que no consignado o valor das parcelas é descontado diretamente do salário e o com portabilidade não, o valor é descontado no saldo em conta. Além disso, consignado pode ser contratado apenas por aposentados, pensionistas ou servidores públicos, enquanto o com portabilidade pode ser contratado por qualquer funcionário de empresa pública ou privada.

Como falar com o Nubank?

Você pode entrar em contato pelo chat do aplicativo ou então por meio do telefone: 0800 608 6236.

Descomplicamos?

Gostou de conhecer as condições e taxas das modalidade de empréstimo oferecidas pelo Nubank? Se deseja saber mais sobre o tema, aproveite e leia também:

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
a55

Fundada em 2017 por Hugo Mathecowitsh e André Wetter, a a55 é a primeira Fintech brasileira especializada em empréstimo para empresas da nova economia. Já desembolsamos mais de 150 milhões de reais, que aceleraram mais de 150 empresas no Brasil e no México. A a55 nasceu para ajudar a viabilizar o crescimento das empresas da nova economia através de um conjunto de ferramentas de gestão inteligente baseadas em análise de dados aliadas a soluções financeiras integradas. Somos a primeira Fintech na América Latina a disponibilizar financiamentos com base em dados e na previsibilidade do seu faturamento, tendo a receita futura como garantia.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida