Enem em 2021: confira datas e novas regras
O Enem em 2021 será um pouco diferente das versões anteriores, justamente pela necessidade de adequar o exame ao momento de pandemia pelo qual o Brasil está passando. Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo até o final para conhecer as regras e as datas de aplicação dessa prova.

Calendário do Enem em 2021
É importante deixar claro que o exame em 2021 se refere ao Enem 2020. Portanto, as provas da modalidade impressa serão feitas nos dias 17 e 24 de janeiro.
A novidade é que em 2021, esse exame também contará com uma versão digital, visto que a mesma está prevista para ser aplicada em 31 de janeiro e 07 de fevereiro. Logo abaixo, fizemos um calendário com as datas mais relevantes a respeito dessa prova:
Dia 17 de janeiro | 1º dia da aplicação impressa |
Dia 24 de janeiro | 2º dia da aplicação impressa |
Dia 31 de janeiro | 1º dia da aplicação digital |
Dia 07 de fevereiro | 2º dia da aplicação digital |
Dia 24 de fevereiro | 1º dia da aplicação do Enem PPL/Reaplicação |
Dia 25 de fevereiro | 2º dia da aplicação do Enem PPL/Reaplicação |
Vale ressaltar ainda que, no primeiro dia de prova, o exame será composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas. O segundo domingo contará com 45 questões sobre Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
Regras para fazer o Enem em 2021
Neste ano, todos os participantes deverão prestar ainda mais atenção nas regras do Enem em 2021. Veja outros detalhes, logo a seguir:
- Apresente documento oficial com foto nos dois dias de prova;
- Leve caneta de tinta preta fabricada em material transparente para realizar a prova;
- Chegue com, pelo menos, uma hora de antecedência no local da prova;
- Guarde, no envelope porta-objetos, seu celular, a Declaração de Comparecimento impressa e quaisquer outros materiais que não sejam essenciais para fazer a prova;
- Não use óculos escuros, boné, viseira, gorro;
- Não leve itens como caneta de material não transparente, livros, anotações, calculadoras e equipamentos eletrônicos;
- Use máscara durante o período de aplicação da prova.
Importante: para ficar por dentro de mais informações, acesse o site oficial do Inep.
Enem em 2021: medidas contra a Covid-19
Nos dias de aplicação do exame, o uso de máscara será obrigatório. Além disso, todos os participantes terão suas mãos higienizadas com álcool gel em diferentes momentos da prova.
Fora isso, no Enem em 2021 haverá salas específicas para pessoas do grupo de risco, locais que terão lotação máxima de 12 pessoas.
Observação: os participantes que estiverem com o coronavírus ou outra doença infectocontagiosa, nos dias de aplicação do exame, poderão solicitar a reaplicação da prova.
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:
- Estudante que prestar Enem 2021 não poderá usar a nota para o Prouni;
- Fuvest 2021: saiba como consultar os locais de prova;
- Conheça as opções de financiamento estudantil privado.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário