Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Enem seriado 2021: confira os detalhes sobre o novo modelo

Por Thais SouzaPublicado em

As provas do Enem 2020 acontecerão em janeiro deste ano, por conta da pandemia da Covid-19. Logo em seguida, será lançado o cronograma para o Enem seriado 2021, que terá um modelo totalmente diferente. Por isso, separamos neste artigo informações importantes para que você não perca nenhum detalhe sobre o exame. Vamos lá?

Enem seriado 2021: entenda sobre a mudança 

Anunciado em maio de 2020, o Enem seriado é o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que teve que ser reformulado por conta da implementação do Novo Ensino Médio. 

O exame vai começar a ser aplicado a partir de 2021 em datas diferentes do Enem regular. Ele vai funcionar da seguinte maneira: os estudantes terão a oportunidade de ingressar na universidade por meio de provas anuais, realizadas em cada um dos três anos do ensino médio.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Assim, depois dos três anos do ensino médio, após ter realizado as três etapas do Enem seriado, o aluno terá uma pontuação que poderá ser utilizada em diferentes processos seletivos, incluindo o ProUni, Sisu e FIES.

O novo modelo é semelhante ao que é aplicado nos vestibulares seriados que existem no país, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e da Universidade de Brasília (UnB). 

Enem seriado 2021: como funcionará a prova?

Os alunos que optarem pelo Enem seriado realizarão a prova ao final de cada ano do ensino médio. Por exemplo, se você está no 2º ano, fará o exame ao final do curso, com questões correspondentes apenas ao conteúdo do 2º ano, o que facilitará o estudo. 

Este ano, apenas estudantes do 1º ano do ensino médio poderão fazer as provas do Enem seriado. Em 2022, do 1º e 2º anos e, em 2023, de todas as séries. Nos dois primeiros anos serão aplicadas apenas provas de português e matemática. No 3º, os estudantes terão que optar por uma das opções a seguir: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Enem tradicional 2021

Apesar do novo modelo, o Enem regular não será substituído. Ele continuará existindo e acontecerá normalmente em 2021, porém, em datas diferentes.

"O aluno que fizer o Enem seriado em 2021 também pode fazer o Enem regular. As duas provas não serão na mesma data, para que o aluno possa concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos", Eduardo Carvalho, coordenador-geral de Exames para Certificação do Inep), em entrevista de imprensa.

As datas para a inscrição do Enem regular 2021 ainda não foram divulgadas, mas, se tudo ocorrer de acordo com os anos anteriores, a publicação do edital acontecerá em março de 2021 e, o início das inscrições, em abril. 

Aplicativo Enem 

Agora, os estudantes podem contar com o aplicativo Enem, disponível para Android e iOS. Por lá você tem todas as informações que precisa saber para o exame, como: cronograma, notícias, simulado.

Por ele, você também poderá acessar seu local de prova, gabaritos, resultados e a vista pedagógica da redação.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como vai ser calculada a nota do Enem seriado?

Ao final do ensino médio, será calculada uma média com base nas notas obtidas nas três provas. Ainda não há informações sobre a possibilidade de haver pesos diferentes para cada uma dessas provas e se o aluno que não realizar algum dos exames em determinado ano terá a média calculada.

Para que serve o Enem seriado?

É uma nova alternativa para ingressar no ensino superior, pois a nota obtida poderá ser utilizada para o Sisu, ProUni e FIES.

Em que datas serão aplicadas as provas do Enem seriado?

Ainda não há uma data confirmada para a realização do Enem seriado em 2021, mas já se sabe que essas provas não serão aplicadas nas mesmas datas que o Enem tradicional.

Quem poderá realizar o Enem seriado?

Alunos de escolas públicas e privadas.

Será obrigatório participar do Enem seriado?

Não, o exame é opcional como o Enem regular.

Quem fizer o Enem seriado vai poder fazer o Enem regular?

Sim. O Enem seriado não surge para substituir o Enem regular, mas sim como uma alternativa ao exame tradicional.

As provas do Enem seriado vão ser em papel ou vão ser digitais?

As provas do Enem seriado serão 100% online.

Descomplicamos? 

Ficou com alguma dúvida sobre o Enem seriado ou o regular em 2021? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Não esqueça de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das novidades sobre o Enem 2021 em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa