Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda a diferença entre custo fixo e variável

Por Camila SilveiraPublicado em

Para você que possui um negócio ou deseja empreender, saiba que o custo fixo e o variável são usados para determinar o preço final de um produto ou serviço, elaborar o Demonstrativo do Resultado do Exército (DRE) e para calcular o lucro do empreendimento. Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre os dois termos? Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que são custos?

Antes de começar, é importante dizer que os custos de um empreendimento representam todos os gastos diretamente ligados à produção dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Sendo assim, os custos fazem parte do dia a dia de qualquer negócio, independentemente do porte ou tipo societário.

O que é custo fixo?

O custo fixo representa todas aquelas despesas que se mantêm iguais independentemente da quantidade de produtos ou serviços vendidos. Mesmo que a empresa venda mais ou menos, os custos fixos são invariáveis. 

Exemplos de custos fixos

  • Salário dos colaboradores;
  • Aluguel de equipamentos ou máquinas da empresa;
  • Manutenção dos equipamentos e máquinas;
  • Entre outras despesas que são fixas independentemente da quantidade vendida.

O que é custo variável?

O custo variável, por sua vez, representa um gasto que muda de acordo com a quantidade de produtos ou serviços vendidos. Portanto, se a empresa vender mais, os custos variáveis aumentam.

Exemplos de custos variáveis

  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível;
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos que envolvem a fabricação de um produto ou prestação de serviço, que variam de acordo com a quantidade vendida.

Como diferenciar o custo fixo do variável?

Para diferenciar o custo fixo do variável, basta realizar uma pergunta: "se eu vender mais, vou precisar gastar mais com isso?". Caso a resposta seja sim, é porque o custo é variável. Se a resposta for não, representa um custo fixo. Bastante simples, não é mesmo?

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Imagine um exemplo: uma pessoa que trabalha como cabeleireiro pode ficar em dúvida se os produtos de beleza, com o shampoo ou condicionador, são custo fixo ou variável. Mas, pense: quanto mais cabelos tiver para lavar, mais shampoo e condicionador essa pessoa vai usar, portanto, esse gasto entra como um custo variável.

Por outro lado, caso ela precise comprar um secador, por exemplo, saiba que esse custo é fixo, afinal, o gasto não varia de acordo com a quantidade de clientes atendidos.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?