Entenda a divisão do Facebook que vai gerenciar serviços financeiros
O Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, agora conta com uma nova divisão que vai ficar responsável pelo gerenciamento de serviços financeiros em seus aplicativos. Para saber mais informações a respeito desse assunto, continue a leitura do nosso artigo.

Entenda a nova divisão criada pelo Facebook
Chamada de Facebook Financial ou F2, essa nova divisão foi lançada com o objetivo de expandir as operações da empresa para o comércio e, também, na área de pagamentos digitais.
Além disso, o Facebook Financial vai contribuir diretamente para as operações de pagamentos do WhatsApp na Índia e no Brasil.
Vale destacar ainda que a nova divisão vai supervisionar todos os projetos de pagamentos do Facebook como, por exemplo, o Facebook Pay. Neste recurso, é possível enviar e receber dinheiro por meio das suas redes sociais (pelo próprio Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger).
Função de pagamentos do WhatsApp
Em junho desse ano, o Facebook anunciava o lançamento de um serviço de pagamentos pelo aplicativo WhatsApp Business (disponível para Android e iOS).
Nesse contexto, a nova funcionalidade que foi chamada de WhatsApp Pay iria permitir transações financeiras apenas dentro do Brasil e em reais.
Aliás, a proposta era de que os usuários poderiam enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transações por dia, sendo que o limite seria de R$ 5 mil por mês.
Vale lembrar ainda que todas as transferências só poderiam ser feitas por clientes que tivessem cartões de débito da Sicredi (incluindo a conta digital Woop), Nubank ou do Banco do Brasil.
Já a empresa responsável pelo processamento de todos os pagamentos dentro do WhatsApp Business seria a Cielo.
Por que o Banco Central suspendeu o novo serviço do Facebook?
Depois de uma semana que o WhatsApp Pay tinha sido anunciado, ele foi suspenso por causa de uma decisão que envolveu o Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Na época, o BC lançou uma nota argumentando que "a motivação para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato".
Neste mesmo período, o Cade entrou com uma medida cautelar para suspender os serviços do WhatsApp Pay. O principal motivo foi para evitar potenciais riscos à concorrência, principalmente porque a Cielo poderia se beneficiar da base de usuários do WhatsApp.
Cabe ressaltar que o Cade já liberou o funcionamento desse serviço no Brasil. Contudo, para que o WhatsApp Pay possa inciar suas atividades, ele ainda precisa da liberação do BC para operar no Brasil.
Conteúdos que você precisa conhecer
Confira, aqui na Foregon, mais artigos que podem ser do seu interesse:
- WhatsApp libera recurso de pesquisa para checagem de mensagens encaminhadas;
- Lucro do FGTS rende mais que poupança, dólar e inflação;
- Senado aprova limite de 30% nos juros do cheque especial e cartão de crédito.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você. Em casos de dúvidas ou sugestões, basta enviar seu comentário que vamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário