Entenda a suspensão de pagamentos do Fies durante a pandemia
O governo federal sancionou o projeto de lei 1079/20 que determina a suspensão dos pagamentos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até o dia 31 de dezembro de 2020. Para saber mais detalhes a respeito da nova medida, basta continuar a leitura do nosso artigo.

Como surgiu a nova lei?
De autoria do deputado Denis Bezerra (PSB-CE), o projeto foi aprovado pelos parlamentares no dia 18 de junho e visa ajudar os estudantes durante o estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia do novo coronavírus.
Sendo assim, terão direito a esse benefício:
- Todos os alunos que estiverem com o pagamento do Fies em dia;
- Aqueles com parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias.
Portanto, serão suspensos:
- Juros incidentes sobre as parcelas;
- Parcelas do saldo devedor;
- Multas por atrasos em pagamentos;
- Parcelas de renegociações de contratos.
Como solicitar a suspensão dos pagamentos do Fies?
Você deve pedir a suspensão na instituição financeira em que obteve o financiamento estudantil. Já a alteração do contrato pode ser realizada tanto presencialmente, como por meio de assinatura eletrônica.
Importante: os profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao combate da Covid-19, vão ter 50% de desconto no valor mensal do Fies.
Quais as possibilidades de parcelamento?
Com o Programa Especial de Regularização do Fies, ficam estabelecidas as seguintes opções de parcelamento:
- Quitação integral, até 31 de dezembro de 2020: redução de 100% dos encargos moratórios (juros e multas);
- Quitação em quatro parcelas semestrais até 31 de dezembro de 2022 ou em 24 parcelas mensais: redução de 60% dos encargos, sendo que o parcelamento se inicia em 31 de março de 2021;
- Quitação em 145 ou 175 parcelas mensais e sucessivas: redução de 40% e 25% respectivamente. Os pagamentos começam a partir de janeiro de 2021.
Você vai gostar de ler
Fique por dentro de outros assuntos que também podem ser úteis para sua jornada de conhecimento aqui na Foregon:
- Cursos gratuitos da USP: veja as opções;
- Como abrir uma Conta Universitária no Banco do Brasil;
- 6 carreiras do futuro que você precisa conhecer.
Descomplicamos?
Gostou de saber dessa novidade? Conte pra gente: ela vai facilitar a sua vida durante esse momento de pandemia? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário