Entenda como está funcionando a 1ª fase do Open Banking no Brasil
O Banco Central (BC) lançou no dia 01 de fevereiro a 1ª fase do Open Banking no Brasil, o compartilhamento de dados bancários que promete melhorar a oferta de serviços financeiros no país.

A data prevista de estreia desse sistema era em novembro do ano passado. No entanto, ela foi adiada para este mês a pedido das instituições financeiras e bancos. Saiba mais, logo a seguir.
Como está sendo a implementação do Open Banking?
O adiantamento do Open Banking no Brasil ocorreu porque as instituições financeiras alegaram, na época prevista inicialmente para o programa começar, que os seus serviços tecnológicos estavam comprometidos por causa da pandemia de covid-19.
Isso porque as transações eletrônicas aumentaram, devido ao pagamento do Auxílio Emergencial, a implementação do PIX e o registro de recebíveis de cartões.
Cronograma de implementação do Open Banking
Em relação ao cronograma das operações desse serviço, você precisa saber que ele tem quatro etapas:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- 1ª fase: início em 01 de fevereiro de 2021;
- 2ª fase: início em 15 de julho de 2021;
- 3ª fase: início em 30 de agosto de 2021;
- 4ª fase: início em 15 de dezembro de 2021.
Na última etapa, os bancos terão o direito de compartilhar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.
Para que serve o Open Banking?
Como dissemos no começo do artigo, esse é um serviço de compartilhamento de dados bancários, capaz de melhorar a oferta de serviços financeiros no país. Dessa forma, ele consegue oferecer uma série de benefícios, tais como:
- Oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente;
- Aumento da concorrência;
- Clientes terão o poder sobre as informações verificadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações;
- Inclusão de brasileiros no sistema bancário e muito mais.
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:
- Open banking: o que é e como ele mudará sua relação com os bancos;
- Você sabe o que são fintechs e como elas atuam?;
- Entenda as diferenças entre Open Banking e banco digital.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário