Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda como funciona a reciclagem da CNH

Por Camila SilveiraPublicado em

Em algumas situações, os motoristas podem perder a carteira de habilitação por motivos de infrações de trânsito e, como resultado, ficar um determinado tempo sem poder dirigir. Sendo assim, é necessário que o condutor faça um curso imposto pelo Detran (Departamento de Trânsito) para reciclar a CNH.

Esse curso tem a finalidade de revisar alguns pontos sobre a educação no trânsito e deve ser respeitado pelo motorista. Portanto, se uma pessoa já obteve diversas multas ou cometeu uma infração gravíssima, ela terá de realizá-lo e reciclar tudo aquilo que foi estudado na auto escola, se quiser recuperar o direito de dirigir. 

O que é a CNH suspensa?

A carta de motorista suspensa é uma medida administrativa obrigatória para todos os condutores que cometeram infrações gravíssimas no trânsito ou que possuem 20 pontos acumulados na carteira, dentro do período de 1 ano. Essa providência tem de ser tomada como uma forma de punição ao condutor pelos erros cometidos, com o objetivo de reeducá-lo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Onde o curso de reciclagem da CNH deve ser feito?

A maioria dos cursos de reciclagem são feitos em instituições credenciadas pelo Detran, como os Centros de Formação de Condutores, mais conhecidos como CFC ou auto escola. Entretanto, também existe o método online para quem preferir. 

O método online exige que o motorista cumpra uma carga horária em algum centro de formação de condutores. Sendo assim, ao final do curso a instituição certifica o condutor via sistema e permite a realização da prova. Vale lembrar que em caso de reprovação, o motorista poderá refazer a prova após 5 dias, mas deverá pagar outra taxa.

Como é a reciclagem da CNH? 

O curso revisa os conhecimentos teóricos, como: legislação de trânsito, sinalizações, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, meio ambiente e cidadania. Além disso, o condutor poderá se atualizar em relação à legislação vigente. Possui uma carga horária de 30 horas e o valor pode variar entre R$ 200 e R$ 400. 

Quando é exigido a reciclagem da CNH?

Após o condutor acumular 20 pontos na carteira de habilitação, um processo é instaurado para avaliar se a suspensão realmente é necessária. Entretanto, existem algumas situações de infrações gravíssimas que podem resultar na suspensão da carta, como: dirigir embriagado, excesso de velocidade e não prestar socorro à vítima em casos de acidentes.

Qual é a diferença entre habilitação suspensa e cassada?

As punições são completamente distintas. Em casos de habilitação suspensa, o motorista perde a sua carta temporariamente, mas na cassação, o condutor deverá passar novamente pelo processo de habilitação para voltar a dirigir.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?

E-commerce: 6 erros mais comuns ao vender pelas redes sociais