Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Por Thais SouzaPublicado em

Quando o orçamento aperta e as contas no final do mês não fecham, a alternativa pode ser solicitar um empréstimo. Para facilitar a contratação e conseguir uma taxa de juros melhor, você pode optar pelo empréstimo com garantia de veículo. Quer saber como funciona essa modalidade de crédito? Então continue com a gente. 

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Também conhecido como refinanciamento de veículo, esse tipo de empréstimo funciona assim: o contratante dá uma garantia de pagamento das parcelas do empréstimo, que no caso é um veículo. 

Como a instituição financeira possui uma garantia de pagamento, os juros dessa modalidade costumam ser bem menores quando comparadas ao crédito pessoal e a contratação também é mais fácil de ser aprovada.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quando alguém oferece o carro como garantia o veículo fica alienado e, portanto, não pode ser vendido até que a dívida seja quitada. Caso haja inadimplência, o banco pode tomar o seu bem. 

O valor do empréstimo concedido será proporcional ao valor do veículo colocado como garantia. Alguns bancos e financeiras podem oferecer entre 50% a 90% do valor do carro.

Quem pode contratar?

Uma vantagem desse tipo de crédito é que ele pode ser contratado por pessoas que estão negativadas nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, será feita uma análise de crédito, podendo o empréstimo ser liberado ou não.

Qualquer pessoa que possua um carro quitado registrado no nome pode solicitar o empréstimo com garantia de veículo. Porém, existem algumas restrições: 

  • O carro deve estar quitado;
  • O empréstimo só pode ser contratado pelo dono do veículo;
  • Não será possível contratar o empréstimo caso o veículo tenha alguma dívida com multas ou IPVA;
  • O veículo deve estar em boas condições (tanto na estrutura quanto nos seus componentes internos).

Além disso, alguns bancos não aceitam modelos antigos, mesmo que estejam conservados. Geralmente, são aceitos modelos a partir de 2005. 

Caso a análise de crédito seja aprovada o banco fará uma vistoria do veículo para comprovar a situação em que ele se encontra e se o mesmo se encaixa em todos os requisitos. 

Onde contratar o empréstimo com garantia de veículo?

Existem vários bancos e instituições financeiras que oferecem essa modalidade de empréstimo. Abaixo listamos algumas opções para você conhecer: 

Dica Foregon

É importante ressaltar que em casos de inadimplência no pagamento das parcelas do contrato, o banco pode tomar o seu veículo como forma de compensação.

Portanto, o ideal é fazer um planejamento financeiro para descobrir se você terá dinheiro para pagar a sua dívida e evitar contratar um valor em que as prestações ultrapassem 30% da sua renda mensal. 

Ficou com alguma dúvida sobre empréstimo com garantia de veículo? Deixe seu comentário que entraremos em contato com você.

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimos para empresas do Banco Inter: conheça todas as opções

Foxbit lança linha de empréstimo trocando criptomoedas por reais

Caixa Econômica Federal oferece empréstimo de até R$ 100 mil sem consulta: conheça

Empréstimos Banco Inter: conheça as opções para Pessoas Físicas

Saiba como solicitar o empréstimo para MEI do BNDES

INSS: bancos oferecem nova margem para empréstimo consignado

Saiba declarar o empréstimo consignado do INSS no Imposto de Renda

Empréstimo Caixa: veja como pedir crédito usando apenas o FGTS