Foregon.comConteúdos

Entenda como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Quando o orçamento aperta e as contas no final do mês não fecham, a alternativa pode ser solicitar um empréstimo. Para facilitar a contratação e conseguir uma taxa de juros melhor, você pode optar pelo empréstimo com garantia de veículo. Quer saber como funciona essa modalidade de crédito? Então continue com a gente. 

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Também conhecido como refinanciamento de veículo, esse tipo de empréstimo funciona assim: o contratante dá uma garantia de pagamento das parcelas do empréstimo, que no caso é um veículo. 

Como a instituição financeira possui uma garantia de pagamento, os juros dessa modalidade costumam ser bem menores quando comparadas ao crédito pessoal e a contratação também é mais fácil de ser aprovada. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quando alguém oferece o carro como garantia o veículo fica alienado e, portanto, não pode ser vendido até que a dívida seja quitada. Caso haja inadimplência, o banco pode tomar o seu bem. 

O valor do empréstimo concedido será proporcional ao valor do veículo colocado como garantia. Alguns bancos e financeiras podem oferecer entre 50% a 90% do valor do carro.

Quem pode contratar? 

Uma vantagem desse tipo de crédito é que ele pode ser contratado por pessoas que estão negativadas nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, será feita uma análise de crédito, podendo o empréstimo ser liberado ou não.

Qualquer pessoa que possua um carro quitado registrado no nome pode solicitar o empréstimo com garantia de veículo. Porém, existem algumas restrições: 

  • O carro deve estar quitado; 
  • O empréstimo só pode ser contratado pelo dono do veículo; 
  • Não será possível contratar o empréstimo caso o veículo tenha alguma dívida com multas ou IPVA;
  • O veículo deve estar em boas condições (tanto na estrutura quanto nos seus componentes internos). 

Além disso, alguns bancos não aceitam modelos antigos, mesmo que estejam conservados. Geralmente, são aceitos modelos a partir de 2005. 

Caso a análise de crédito seja aprovada o banco fará uma vistoria do veículo para comprovar a situação em que ele se encontra e se o mesmo se encaixa em todos os requisitos. 

Onde contratar o empréstimo com garantia de veículo?

Existem vários bancos e instituições financeiras que oferecem essa modalidade de empréstimo. Abaixo listamos algumas opções para você conhecer: 

Dica Foregon 

É importante ressaltar que em casos de inadimplência no pagamento das parcelas do contrato, o banco pode tomar o seu veículo como forma de compensação.

Portanto, o ideal é fazer um planejamento financeiro para descobrir se você terá dinheiro para pagar a sua dívida e evitar contratar um valor em que as prestações ultrapassem 30% da sua renda mensal. 

Ficou com alguma dúvida sobre empréstimo com garantia de veículo? Deixe seu comentário que entraremos em contato com você. 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Empréstimo

    Empréstimo para negativados do BB: condições e como contratar

  • Empréstimo

    Empréstimo para MEI: conheça a linha de crédito que oferece até R$ 50 mil

  • Empréstimo

    Banco do Brasil: empréstimo para negativados com até 180 dias para pagar

  • Empréstimo

    Senado aprova empréstimo para empresas via maquininha de cartão

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Empréstimo