Entenda o que é e para que serve a Tabela Price
Você sabia que ao comprar um imóvel financiado, o comprador pode pagar essa dívida utilizando a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) ou a Tabela Price? Se ainda não, vamos te explicar como funciona o pagamento usando esta última opção. Para descobrir mais, basta continuar a leitura do artigo.

O que você procura?
Quem criou?
A Tabela Price foi criada no ano de 1771 por Richard Price. Este sistema de amortização tinha como finalidade ajudar no cálculo de aposentadorias e pensões. No entanto, atualmente, é uma das mais importantes formas de parcelamento de compras a prazo. Além disso, possui grande relevância quando o assunto é financiamento de imóveis.
Entenda a Tabela Price
Ao usar este sistema de amortização seu financiamento terá parcelas iguais, diferente da tabela SAC que trabalha com parcelas decrescentes. Ou seja, no caso da Tabela Price, o valor das mensalidades se mantém até o final do pagamento.
No entanto, é importante lembrar que neste sistema o preço à vista do produto adquirido é diferente do total parcelado com os juros compostos embutidos.
Ela é utilizada em quais situações?
Basicamente, a Tabela Price é usada geralmente nos seguintes casos:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Financiamento com prazos menores;
- Empréstimos e crediários;
- Veículos;
- Bens de consumo, dentre outros.
Como funciona o cálculo da tabela?
Para começar, a base de cálculo da Tabela Price é o valor fixo das parcelas que foi definido em contrato. Assim, os juros serão calculados em escala decrescente, pois cada parcela paga deixa um saldo devedor. Portanto, é sobre esse saldo que incidem os juros.
Porém, é importante ressaltar que existem dois tipos de tabelas: a Price para carência e a da carência somada a juros. Em relação à primeira alternativa, você paga o valor dos juros ao longo de um determinado período. Já na segunda opção, incidem juros sobre juros.
Vantagens e desvantagens
- Prestações fixas;
- Possibilidade de pagamento antecipado;
- Juros elevados.
Sugestões de leitura
Gostaria de ficar por dentro de outros conteúdos? Aproveite esse momento para ler:
- Empréstimo pessoal sem garantia vale a pena?;
- Como quitar seu financiamento imobiliário com o consórcio?.
Descomplicamos?
Fale pra gente, você já conhecia a Tabela Price e sabia como ela funciona? Qualquer dúvida, comente aqui para que possamos te ajudar. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário