Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda o que é efeito manada e como ele pode afetar os seus investimentos

Por Thais SouzaPublicado em

Muitas vezes acabamos seguindo para o caminho mais fácil, que é fazer o que outras pessoas estão fazendo. Essa atitude traz uma sensação de confiança, pois outra pessoa já obteve sucesso realizando determinada ação. Isso é chamado de efeito manada e, quando aplicado no mercado financeiro, pode afetar os seus investimentos, prejudicando sua estratégia.

Neste artigo você vai conferir o que é o efeito manada e como essas decisões precipitadas podem impactar seus investimentos. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é efeito manada 

O efeito manada é uma prática que leva esse nome baseado no comportamento instintivo dos animais. Você provavelmente já deve ter assistido algum documentário em que um animal avista uma ameaça e começa a correr. Quando os demais membros do grupo percebem, saem correndo atrás, mesmo que não saibam qual é o problema.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Esse instinto está relacionado à sobrevivência e segurança. Por isso, os seres humanos também costumam agir dessa forma em diversas situações do dia a dia, inclusive quando o assunto é sobre investimentos de alto risco e volatilidade.

Efeito manada no mercado financeiro 

O efeito manada no mercado financeiro pode influenciar o comportamento de investidores na tomada de decisão. Confira alguns exemplos de como isso pode acontecer no mundo dos investimentos.

Efeito manada durante crises 

O efeito manada durante crises é uma atitude que faz com que o investidor tome decisões precipitadas durante um momento turbulento do mercado financeiro. 

Um exemplo disso é o que aconteceu no início da pandemia da Covid-19 em 2020, em que as bolsas de valores despencaram. Com isso, milhares de investidores acabaram vendendo suas ações, seguindo o comportamento da maioria.

Em casos como este, o valor das ações pode cair drasticamente, fazendo com que o investidor perca dinheiro com a venda.

Efeito manada de tendência

Quem nunca se sentiu atraído para investir em determinado ativo somente porque a maioria das pessoas estavam investindo nele?

No entanto, não é porque um ativo financeiro é bom para a maioria que ele será o ideal para você. Existem investimentos adequados para cada perfil de investidor: conservadores, moderados e arrojados. 

Quando você segue a maioria sem analisar seus objetivos e sua disposição a correr riscos, pode acabar tendo prejuízos.

Como evitar o efeito manada nos investimentos? 

  • Tenha controle emocional: seguir o efeito manada está diretamente ligado ao fato de evitarmos erros ou ao medo de perdermos oportunidades, ou seja, tem tudo a ver com o nosso emocional. Por isso, procure analisar o mercado de forma mais racional, estudando e analisando o que é melhor para você e não para os outros;  
  • Só invista em ativos que combinam com seu perfil: como dito anteriormente, investir em ativos que não combinam com seus objetivos pode levá-lo ao prejuízo. Por isso, faça o teste e descubra qual tipo de investidor você é;
  • Foque nos seus objetivos: antes de iniciar um investimento, devemos traçar nossas metas. Se você focar nelas, dificilmente seguirá o efeito manada. 

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Ativos reais: o que são e quais os riscos?

O que avaliar antes de escolher uma corretora de investimentos

O código é lei: entenda as plataformas de contratos inteligentes

Tecnologia: vale a pena investir no setor?

Confira 4 investimentos que te protegem da inflação

O que é e como funciona o crédito privado?

Diferença entre data de vencimento e carência em investimentos de Renda Fixa

O que são investimentos alternativos e quais as vantagens na diversificação do seu portfólio?