Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Entenda o que é FGC e quais investimentos são garantidos por ele

Por Thais SouzaPublicado em

O investidor com perfil conservador ou moderado costuma dar muito mais importância à segurança do que aos altos rendimentos. O FGC por exemplo, é uma garantia que muitos não abrem mão. Por isso, preparamos este artigo para você entender melhor como esse fundo funciona e quais aplicações são garantidas por ele. 

O que é FGC? 

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra uma proteção aos correntistas e investidores. Graças a ela, é possível aplicar em diversos investimentos sem ter receio de não receber o seu capital e juros de volta.

Ou seja, o FGC permite que o investidor recupere uma parte de seus depósitos ou créditos caso a instituição financeira venha a falir. Seu objetivo geral é manter a confiança dos investidores e garantir a segurança dessas transações.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Qual é o valor máximo garantido?

O valor máximo coberto pelo FGC é de R$ 250 mil por investidor ou instituição financeira. Isso quer dizer que, caso você possua mais que esse valor investido, poderá perder dinheiro se o banco vier a falir. 

Já se tiver, no mesmo banco, investimentos de renda fixa ou dinheiro em conta corrente somando um total de R$ 250 mil ou menos, você será 100% assegurado e não perderá nenhum valor.

Quais investimentos são garantidos pelo FGC?

Confira a seguir quais as modalidades cobertas pelo FGC:

  • Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;
  • Depósitos de poupança;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • RDBs (Recibos de Depósitos Bancários);
  • LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio);
  • Letras de Câmbio (LC);
  • Letras Hipotecárias (LH);

Por se tratar de uma instituição privada, o FGC não cobre investimentos em títulos públicos, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Caso a instituição financeira não garanta o pagamento do seu valor investido + juros, você recebe pelo FGC em até seis meses. 

Como podemos ver, o FGC é uma ótima proteção para quem investe em renda fixa. Com ele, você pode ter mais tranquilidade e ver seu dinheiro render com segurança.

Agora que você já sabe que esses tipos de investimentos são confiáveis e seguros, que tal começar a aplicar hoje mesmo? Pensando nisso, separamos alguns artigos que podem te ajudar neste processo: 

Até a próxima! 😉

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?