Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda o que é FGC e quais investimentos são garantidos por ele

Por Thais SouzaPublicado em

O investidor com perfil conservador ou moderado costuma dar muito mais importância à segurança do que aos altos rendimentos. O FGC por exemplo, é uma garantia que muitos não abrem mão. Por isso, preparamos este artigo para você entender melhor como esse fundo funciona e quais aplicações são garantidas por ele. 

O que é FGC? 

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra uma proteção aos correntistas e investidores. Graças a ela, é possível aplicar em diversos investimentos sem ter receio de não receber o seu capital e juros de volta.

Ou seja, o FGC permite que o investidor recupere uma parte de seus depósitos ou créditos caso a instituição financeira venha a falir. Seu objetivo geral é manter a confiança dos investidores e garantir a segurança dessas transações.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Qual é o valor máximo garantido?

O valor máximo coberto pelo FGC é de R$ 250 mil por investidor ou instituição financeira. Isso quer dizer que, caso você possua mais que esse valor investido, poderá perder dinheiro se o banco vier a falir. 

Já se tiver, no mesmo banco, investimentos de renda fixa ou dinheiro em conta corrente somando um total de R$ 250 mil ou menos, você será 100% assegurado e não perderá nenhum valor.

Quais investimentos são garantidos pelo FGC?

Confira a seguir quais as modalidades cobertas pelo FGC:

  • Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;
  • Depósitos de poupança;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • RDBs (Recibos de Depósitos Bancários);
  • LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio);
  • Letras de Câmbio (LC);
  • Letras Hipotecárias (LH);

Por se tratar de uma instituição privada, o FGC não cobre investimentos em títulos públicos, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Caso a instituição financeira não garanta o pagamento do seu valor investido + juros, você recebe pelo FGC em até seis meses. 

Como podemos ver, o FGC é uma ótima proteção para quem investe em renda fixa. Com ele, você pode ter mais tranquilidade e ver seu dinheiro render com segurança.

Agora que você já sabe que esses tipos de investimentos são confiáveis e seguros, que tal começar a aplicar hoje mesmo? Pensando nisso, separamos alguns artigos que podem te ajudar neste processo: 

Até a próxima! 😉

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto