Foregon.comConteúdos

Entenda o que é o Circuit Breaker na Bolsa (B3)

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Circuit Breaker é acionado novamente na Bolsa de Valores brasileira (B3), essa semana. A situação é alarmante para o mercado financeiro nacional, gerando preocupação entre acionistas e investidores. Entenda os fatores que ocasionam a suspensão das negociações no segmento Bovespa. 

Circuit Breaker é acionado novamente na B3

Devido à guerra de preços do petróleo entre Rússia e Arábia Saudita, na última segunda-feira (9), a B3 teve suas negociações interrompidas após queda de 10% do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Com isso, o dia fechou com um tombo de 12.17% em 86.067 pontos.

No dia seguinte (10), a Bolsa nacional registrou um crescimento de 7.14% a 92.214 pontos, considerada uma boa recuperação. Contudo, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar o novo coronavírus como pandemia na quarta-feira (11), o cenário no pregão voltou a ser turbulento, com queda do Ibovespa para 10.11%, acionando o segundo Circuit Breaker da semana. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Mesmo após a parada temporária, na reabertura das negociações, o índice fechou com queda de 7.64% em 85.171 pontos. O dólar foi cotado a R$ 4.71 na tarde de ontem (11). 

Já nesta quinta-feira (12), no período da manhã, a B3 sofreu duas paralisações na mesma sessão. A primeira, ocorreu às 10h22, quando o Ibovespa desvalorizou em 11.65%, seguido da segunda interrupção às 11h12, em que a Bolsa despencou para 15.43% e o 2º Circuit Breaker foi acionado. Após retomada das negociações, os índices permanecem em queda. 

Enquanto isso, o dólar chegou a ultrapassar R$ 5 na abertura do pregão, mas recuou após medidas extremas tomadas pelo Banco Central.

Paralisação: entenda o Circuit Breaker na Bolsa (B3)

Segundo o portal da B3, o mecanismo de Circuit Breaker suspende as negociações dos ativos, dos derivativos e de renda fixa privada no segmento Bovespa. Isso acontece quando a Bolsa atinge um pico de queda acima de 10%. Entenda as regras desse procedimento: 

  1. Quando o Ibovespa desvalorizar 10% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, as negociações são suspensas por 30 minutos;
  2. Se após a reabertura das negociações, o Ibovespa atinja a queda de 15% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, as negociações são interrompidas por 1 hora;
  3. Reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja a negativa de 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 pode determinar a suspensão de suas atividades por um período definido por ela. Nesse caso, o mercado deve ser comunicado pelos canais de divulgação de informações da bolsa brasileira.

Por que a Bolsa de Valores para?

A paralisação da Bolsa de Valores ocorre quando o mercado está com as tensões à flor da pele e as suscetivas quedas começam a provocar perdas estimadas em bilhões de reais. A suspensão das negociações, que variam de 30 minutos a um tempo indeterminado, busca acalmar os acionistas para evitar maiores oscilações.

Para a produção deste conteúdo, foram conciliadas as principais informações dos últimos acontecimentos apurados pelos portais Valor Econômico, UOL, Folha de São Paulo, Valor Investe e G1.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras