Foregon.comConteúdos

Entenda por que os bancos oferecem limite alto no cartão de crédito

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Se você tem ou já teve um cartão de crédito provavelmente deve ter percebido que, com o passar do tempo, o limite costuma aumentar. Isso é algo proposital e os bancos levam vantagens ao oferecer limite alto aos clientes. Quer entender por que isso acontece? Então continue com a gente.

Muitos usuários do cartão de crédito estão sempre pedindo o aumento do limite para ter mais liberdade nas compras do dia a dia ou então fazer uma compra específica.

Porém, o uso excessivo e sem controle do limite, muitas vezes, é o fator principal que causa endividamentos. Para entender um pouco mais sobre isso, precisamos primeiramente saber como funciona o limite do cartão e quais critérios os bancos levam em consideração antes de concedê-lo. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Entenda como funciona o limite do cartão de crédito

Antes de conceder um cartão, os bancos fazem uma análise de crédito para entender melhor como anda a sua vida financeira. De acordo com esses dados, a instituição financeira decide se aprova ou não a sua solicitação.

O limite concedido pelo banco depende diretamente dessa análise e também do valor da sua renda mensal.

O ideal, portanto, é que o limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% da sua renda mensal, algo que muitos bancos não praticam. Mas, conceder limites altos é algo que as instituições financeiras fazer propositalmente e abaixo vamos descobrir o porquê. 

Por que os bancos querem o limite do seu cartão de crédito alto?

O cartão de crédito é um ótimo aliado mas, se for utilizado em excesso e sem responsabilidade, pode se tornar o vilão da história. 

Não é à toa que a maior parte das pessoas que tem com o nome negativado estão nessa situação por culpa do cartão de crédito.

Os bancos entendem isso e, quando você se aperta e acaba tendo que atrasar o pagamento da fatura ou pagar o valor mínimo, os juros são altíssimos e são eles que lucram em cima da sua dívida. 

Além disso, a cada compra que você fizer com cartão de crédito, os bancos recebem uma porcentagem. Portanto, quanto maior o limite, mais compras você fará e maiores serão os lucros da instituição financeira. 

Os bancos lucram com o meu endividamento? 

Uma vez que você tenha o nome negativado por conta do cartão de crédito, é fundamental se regularizar e até nisso os bancos vão lucrar. 

Quando você negocia uma dívida, os juros por atraso são inseridos no valor total e, se optar por pagar parcelado, provavelmente o valor da dívida irá aumentar. 

Portanto, o ideal é sempre negociar! Nunca aceite a primeira proposta oferecida pelo banco, a não ser que ela seja realmente vantajosa. Busque informações que comprovem que você não tem como pagar aquela dívida e negocie a diminuição dos juros. 

Dica Foregon

Muitas pessoas pensam que porque têm limite disponível, ele deve ser gastado. Mas não é bem assim que funciona. 

É preciso ter em mente que o cartão de crédito não é um complemento da sua renda, e sim uma forma de pagamento. Uma vez que você o utiliza, o valor deverá ser quitado no próximo mês. 

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar o cartão de crédito: 

  • Fique sempre de olho na fatura;
  • Conheça as taxas de juros cobradas pelo seu banco no crédito rotativo;
  • Cuidado com as compras parceladas!;
  • Sempre que for parcelar uma compra, verifique que as prestações vão caber no seu orçamento;
  • Evite ao máximo pagar o mínimo da fatura ou parcelar – os juros são altíssimos! 

Com um bom planejamento financeiro e responsabilidade, o cartão de crédito pode ser um aliado para as suas finanças. 

E você? Já passou por alguma situação complicada com os limites do cartão de crédito? Conta para a gente. Ah, e se restou alguma dúvida, deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras