Entenda porque o preço do gás de cozinha aumentou
Com o desvalorização do real e o aumento no preço internacional do petróleo, o custo do insumo eleva muito. De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANPD), o valor do botijão de gás de cozinha está custando, atualmente, em média R$ 76,83.

Comparado com 2011, há dez anos, o insumo custava apenas R$ 38,16. Isso significa portanto, que ao longo do tempo, o produto sofreu um acréscimo de 101,3%.
Entenda porque o preço do gás de cozinha aumentou com o tempo
Existem duas explicações para o aumento do preço do gás: a desvalorização do real e a mudança no sistema de cálculo no preço do botijão que foi feita durante o governo de Michel Temer.
Fora isso, o Brasil usa como base o mercado nacional e, com as mudanças do preço do gás somado às variações cambiais do dólar, o preço desse produto aumentou progressivamente. No ano passado, foram realizados cinco ajustes negativos e nove positivos, com uma alta total de 21,9% do valor.
Como o cálculo é baseado na paridade da importação, pautada em cotação internacional, o cidadão brasileiro sofre grandes consequências, enquanto as empresas têm seus lucros aumentados.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Outro fator que interfere no preço do gás de cozinha é a atual política de preços que prevê reajustes desde 2019, sem periodicidade definida.
Qual é a expectativa para o gás de cozinha nos próximos meses?
Embora seja necessário ter uma expectativa otimista sobre a economia do país, devemos entender que a tendência é que o preço do gás aumente.
De forma resumida, o processo demorado de vacinação atrapalha a recuperação da economia brasileira, o que interfere na taxa de câmbio e leva a uma desvalorização do real. Como resultado, é gerado um aumento no custo dos insumos.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário