Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda porque o preço do gás de cozinha aumentou

Por Camila SilveiraPublicado em

Com o desvalorização do real e o aumento no preço internacional do petróleo, o custo do insumo eleva muito. De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANPD), o valor do botijão de gás de cozinha está custando, atualmente, em média R$ 76,83. 

Comparado com 2011, há dez anos, o insumo custava apenas R$ 38,16. Isso significa portanto, que ao longo do tempo, o produto sofreu um acréscimo de 101,3%. 

Entenda porque o preço do gás de cozinha aumentou com o tempo

Existem duas explicações para o aumento do preço do gás: a desvalorização do real e a mudança no sistema de cálculo no preço do botijão que foi feita durante o governo de Michel Temer.

Fora isso, o Brasil usa como base o mercado nacional e, com as mudanças do preço do gás somado às variações cambiais do dólar, o preço desse produto aumentou progressivamente. No ano passado, foram realizados cinco ajustes negativos e nove positivos, com uma alta total de 21,9% do valor.

Como o cálculo é baseado na paridade da importação, pautada em cotação internacional, o cidadão brasileiro sofre grandes consequências, enquanto as empresas têm seus lucros aumentados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Outro fator que interfere no preço do gás de cozinha é a atual política de preços que prevê reajustes desde 2019, sem periodicidade definida.

Qual é a expectativa para o gás de cozinha nos próximos meses?

Embora seja necessário ter uma expectativa otimista sobre a economia do país, devemos entender que a tendência é que o preço do gás aumente.

De forma resumida, o processo demorado de vacinação atrapalha a recuperação da economia brasileira, o que interfere na taxa de câmbio e leva a uma desvalorização do real. Como resultado, é gerado um aumento no custo dos insumos. 

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios