Erro no Cadastro do Auxílio Emergencial
Muitos trabalhadores têm relatado que estão encontrando erros na hora de realizar o cadastro do Auxílio Emergencial do governo durante a pandemia do coronavírus. Existem alguns fatores que podem influenciar no erro do seu cadastro e, neste artigo, vamos conferir quais são e como solucioná-los.
O que você procura?
Erro no cadastro do Auxílio Emergencial
"Os dados informados não conferem com os da Receita Federal". Se você se cadastrou e recebeu uma mensagem como esta ou parecida, significa que alguns dos dados informados estão incorretos ou o seu CPF pode estar irregular.
A Caixa exibe uma lista com cinco possíveis erros que podem ter influenciado no cadastro, mas não informa o motivo exato que levou o governo a segurar a resposta sobre o pedido.
A lista mostra os seguintes pontos:

- Você marcou que era chefe da família, mas não colocou nenhum membro da sua família;
- Você não possui informação de sexo masculino ou feminino nas bases de dados do Governo Federal;
- Você informou alguma pessoa da sua família com informação incorreta de CPF e data de nascimento;
- Houve divergência entre os membros da família que você e que outra pessoa do núcleo familiar marcou;
- Você indicou alguma pessoa da sua família que possui indicativo de óbito em alguma base do Governo Federal.
Em relação a estes pontos, basta apenas mais atenção no momento de cadastrar esses dados. Vale lembrar que, em alguns casos, o nome da sua mãe pode estar cadastrado com ou sem o sobrenome do cônjuge, por isso, procure tentar das duas formas.
O seu CPF pode estar irregular
O que vem acontecendo com a maioria das pessoas é que, mesmo que todos os dados da lista acima estejam corretos, elas ainda têm tido o pedido negado. Nestes casos, o motivo pode estar no seu CPF.
O CPF irregular é quando ele foi suspenso, cancelado, anulado ou está pendente de regularização. Isso pode acontecer por diversos motivos, como: fraude na inscrição, perda ou roubo do documento, cadastro incompleto ou até quando o contribuinte deixa de entregar alguma declaração do Imposto de Renda.
Como saber se o seu CPF está irregular?
Para checar a situação que se encontra o seu CPF, basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e sua data de nascimento. Feito isso, responda a confirmação de segurança no campo "Não sou um robô" e clique em "Consultar". Você terá acesso a um relatório sobre a situação cadastral do seu documento.
Como regularizar o CPF?
A Receita Federal disponibiliza uma área em seu site para que os cidadãos possam regularizar o seu CPF e, assim, conseguir fazer o pedido do Auxílio Emergencial.
A regularização é online e gratuita, porém, só é válida para quem está com o CPF suspenso. Para solicitar a sua regularização, basta seguir as instruções abaixo:
1. Entre no site da Receita Federal e clique em "CPF", marcado em vermelho;
2. Clique em "Regularizar CPF";
3. Clique no link que aparece na aba "Onde fazer o pedido da regularização";
4. Preencha os dados solicitados e clique em "Enviar".
Uma mensagem de confirmação será gerada e o seu CPF estará regularizado em até três dias úteis. Então é só preencher o seu cadastro novamente através do site da Caixa ou pelo App (Android e iOS).
Quer saber mais sobre o Auxílio Emergencial? Confira alguns artigos relacionados que separamos para você:
- Tudo sobre o Auxílio Emergencial;
- Contas gratuitas pra receber Auxílio Emergencial;
- Coronavírus: quem terá direito ao auxílio de R$ 600?.
Se restou alguma dúvida, você pode ligar no telefone disponibilizado pela Caixa: 111. Ou deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você.
No Portal da Foregon, você acompanha conteúdos sobre economia e finanças e pode receber indicações de produtos financeiros, de acordo com o seu perfil. Para isso, basta consultar o seu CPF em nossa plataforma e ter acesso às melhores opções de cartão, conta digital e empréstimo.

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário