Está desempregado? Confira benefícios que o governo oferece para você
Quem está desempregado no momento, pode enfrentar uma série de dificuldades, principalmente do que diz respeito à situação financeira.

Por isso, enquanto você não consegue arrumar um emprego fixo, vale a pena conhecer os programas ofertados pelo governo federal que podem te ajudar financeiramente.
O que você procura?
Como receber ajuda do governo estando desempregado?
A grande maioria dos programas do governo são disponibilizados por meio do Cadastro Único (CadÚnico) e da Caixa Econômica Federal.
Portanto, quem se inscreve pelo CadÚnico consegue ter acesso a vários benefícios sociais (de acordo com as regras de cada programa), como:
- Bolsa Família;
- Minha Casa, Minha Vida (Casa Verde e Amarela);
- Tarifa Social, entre outros.
Para participar do CadÚnico, a família do desempregado deve ter uma remuneração de até meio salário mínimo por pessoa ou uma renda total de até três salários mínimos. Veja como se inscrever:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Vá até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para realizar o cadastro;
- Apresente seu CPF, comprovante de residência e o título de eleitor do responsável pela família. Não esqueça de levar também um documento de cada membro da família (RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, por exemplo);
- Assim que concluir a inscrição no CadÚnico, entre em contato com os servidores do CRAS para saber quais são os programas sociais que sua família pode participar.
É possível participar do Bolsa Família?
O Bolsa Família foi criado para ajudar famílias pobres ou de extrema pobreza. Por isso, esse benefício só pode ser concedido para quem atende as exigências programa:
Importante: para obter este benefício, é preciso realizar a inscrição no CadÚnico. Feito isso, é só aguardar e conferir se a solicitação foi aprovada ou recusada.
É possível receber auxílio-doença?
Quem contribui para a Previdência Social, consegue garantir o recebimento de um determinado benefício no futuro.
O auxílio-doença, por exemplo, pode ser usado para os trabalhadores contribuintes que precisaram se afastar do serviço por causa de uma enfermidade física ou psíquica.
Vale ressaltar ainda que, se você está desempregado, só pode receber o benefício após os 12 primeiros meses de desemprego. Passado esse período, você deve voltar a contribuir com o INSS para adquirir novamente o direito a este e outros benefícios.
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:
- Coronavírus: cursos online gratuitos para fazer durante a quarentena;
- É possível arrumar um emprego durante a pandemia?;
- Cursos gratuitos de curta duração para melhorar o seu currículo.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário