Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Estimativa da inflação sobe para 5,04% em 2021

Por Nara LimaPublicado em

Nesta segunda-feira (3), dados divulgados pelo Banco Central (BC), mostraram alta na inflação pela quarta semana seguida e previsão de uma maior expansão da economia. O relatório "Focus", levantou dados da semana anterior por meio de uma pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras.

Aumento da estimativa 

A expectativa do mercado para 2021 subiu de 5.01% para 5.04%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A previsão de inflação não para de subir e continua acima da meta central, de 3.75%, se aproximando dos 5,25%.

Fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta da inflação só será cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25% em 2021. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia.

Maior inflação anual

2020 foi marcado por muitos fatos, um deles foi apresentar a maior inflação anual desde 2016. O IPCA ficou em 4.52%, acima do centro da meta, que era de 4%. Esse movimento aconteceu em decorrência da pressão em cima do preço dos alimentos. 

2022 e a estimativa da inflação

Para o próximo ano, o mercado financeiro elevou de 3,60% para 3,61% a estimativa de inflação. Em 2022, a meta central de inflação é de 3.50%, que será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2% a 5%.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como fica o Produto Interno Bruto?

Economistas do mercado financeiro subiram a estimativa do crescimento de 3,09% para 3,14% em 2021. Vale lembrar que o Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em território nacional e serve para medir a evolução da economia.

Para 2022, a previsão de alta do PIB  caiu de 234% para 2,31%. É importante salientar que as especulações foram feitas em meio à pandemia da Covid-19, episódio que afetou e ainda afeta a economia mundial. 

Taxa básica de juros

A previsão da Selic manteve-se em 5,50% no ano de 2021, o que indica novas altas na taxa de juros neste ano. Para o fim de 2022, economistas especialistas no mercado financeiro elevaram a expectativa de 6,13% para 6,25%, o que pressupõe alta maior do juro básico no próximo ano.

Descomplicados?

Esperamos que esse conteúdo tenha facilitado a sua vida. Em casa de dúvidas ou sugestões, deixe seu recado aqui embaixo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios