Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Estimativa da inflação sobe para 5,04% em 2021

Por Nara LimaPublicado em

Nesta segunda-feira (3), dados divulgados pelo Banco Central (BC), mostraram alta na inflação pela quarta semana seguida e previsão de uma maior expansão da economia. O relatório "Focus", levantou dados da semana anterior por meio de uma pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras.

Aumento da estimativa 

A expectativa do mercado para 2021 subiu de 5.01% para 5.04%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A previsão de inflação não para de subir e continua acima da meta central, de 3.75%, se aproximando dos 5,25%.

Fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta da inflação só será cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25% em 2021. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia.

Maior inflação anual

2020 foi marcado por muitos fatos, um deles foi apresentar a maior inflação anual desde 2016. O IPCA ficou em 4.52%, acima do centro da meta, que era de 4%. Esse movimento aconteceu em decorrência da pressão em cima do preço dos alimentos. 

2022 e a estimativa da inflação

Para o próximo ano, o mercado financeiro elevou de 3,60% para 3,61% a estimativa de inflação. Em 2022, a meta central de inflação é de 3.50%, que será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2% a 5%.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como fica o Produto Interno Bruto?

Economistas do mercado financeiro subiram a estimativa do crescimento de 3,09% para 3,14% em 2021. Vale lembrar que o Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em território nacional e serve para medir a evolução da economia.

Para 2022, a previsão de alta do PIB caiu de 234% para 2,31%. É importante salientar que as especulações foram feitas em meio à pandemia da Covid-19, episódio que afetou e ainda afeta a economia mundial.

Taxa básica de juros

A previsão da Selic manteve-se em 5,50% no ano de 2021, o que indica novas altas na taxa de juros neste ano. Para o fim de 2022, economistas especialistas no mercado financeiro elevaram a expectativa de 6,13% para 6,25%, o que pressupõe alta maior do juro básico no próximo ano.

Descomplicados? 

Esperamos que esse conteúdo tenha facilitado a sua vida. Em casa de dúvidas ou sugestões, deixe seu recado aqui embaixo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Fintech Magalu: conheça os novos produtos e serviços financeiros

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros