Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Estorno de compras: entenda mais sobre o assunto

Por Janaína TavaresPublicado em

Você não teve uma boa experiência com aquele produto que comprou pela internet ou em uma loja física? Independentemente se foi por causa que a mercadoria veio com defeito ou outro tipo de problema, saiba que é um direito seu pedir o estorno dessa compra.

Mas, se você ainda não sabe muito bem o que esse termo significa, acompanhe a leitura do nosso artigo e veja dicas úteis que podem te ajudar nesse momento.

O que é o estorno de compras?

O estorno de compras é a devolução de um valor gasto. Em outras palavras, é quando você deseja receber o valor que foi pago pelo produto ou serviço que adquiriu.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Qual a diferença entre estorno e cancelamento?

Mas você deve estar se perguntando: estorno e cancelamento não seriam a mesma coisa?

Apesar de ambos poderem ajudar o consumidor a resolver algum problema a respeito do produto que foi comprado, ele possuem funções diferentes. Veja quais são elas:

  • Cancelamento: é uma ação rápida que devolve o limite ao cartão do consumidor em até 72h. Na maioria das vezes, o cancelamento nem aparece na fatura do cliente;
  • Estorno: é a devolução do valor que já consta na sua fatura do cartão de crédito. Ele pode ser feito a partir do dia seguinte em que a compra é cancelada.

Veja como funciona o estorno de compras

Como o estorno de compras é um direito do consumidor brasileiro, ele pode chegar para você de diversas maneiras, dentre elas: por meio de crédito na fatura, conta corrente e digital ou na conta do cliente por meio de transferência bancária.

O interessante, caso a compra tenha sido realizada com cartão de crédito, é que o valor do produto poderá ser devolvido para você em até duas faturas.

Então, se você pediu o estorno em julho, o dinheiro só vai constar na fatura em agosto ou setembro. Já com o cartão de débito, o estorno será depositado diretamente na sua conta corrente ou digital vinculada ao cartão.

Enquanto isso, para as compras pagas no boleto, o estorno será feito na sua conta através de uma transferência bancária.

Em quais situações você pode pedir o estorno?

O estorno só pode ser usado quando o cliente:

  • Perceber que existe algum erro no valor da cobrança;
  • Se arrepender da compra online;
  • Notar que houve cancelamento da venda;
  • Não receber o produto que foi pago;
  • Não autorizou um pagamento;
  • Foi cobrado mais de uma vez pelo produto que comprou;
  • Tem um produto (dentro do prazo de garantia) com defeito e que não foi reparado em até 30 dias.

Qual o prazo para pedir o estorno de compras?

Você tem um prazo de até 90 dias, depois da compra, para solicitar esse procedimento. Porém, se você tiver o pedido negado, pode buscar ajuda no Procon da sua cidade.

Como pedir o estorno de compras?

Se você desistiu da aquisição que fez ou achou algum erro no valor cobrado, tente pedir o estorno no mesmo dia diretamente na loja, no site em que você fez a compra ou com o auxílio da administradora do seu cartão de crédito

Vale ressaltar ainda que o lojista não tem a obrigação de devolver o dinheiro para você, caso não haja nenhuma irregularidade no produto. Contudo, isso só vale para quem se arrependeu ou cancelou a compra em uma loja física.

Já quando existe um erro na fatura da compra que foi feita presencialmente, você vai receber o estorno na nova cobrança do cartão.

Contudo, se a sua fatura de uma compra online estiver incorreta, basta entrar em contato com a loja e pedir uma nova fatura. Caso o pedido seja negado, comunique essa situação para a administradora do seu cartão.

Como aparece o estorno na fatura do cartão?

Para verificar se ele já está na sua fatura, basta olhar com cuidado e ver se existe algum crédito que tenha o mesmo nome da loja em que a compra foi realizada.

Conteúdos que você precisa conhecer

Vale a pena continuar com a gente e aproveitar para ler os seguintes conteúdos:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado com as nossas dicas. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário aqui para que possamos responder assim que possível. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”