Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Estresse financeiro: o que é e como evitá-lo?

Por Sabrina VansellaPublicado em

A falta de educação financeira nas escolas é um dos motivos responsáveis por não preparar os brasileiros para lidarem com o próprio dinheiro. Além disso, outros fatores como a instabilidade econômica e a necessidade diária de pagar as contas aumentam as preocupações que podem desencadear em um estresse financeiro.

Mas, até mesmo as pessoas de classes sociais mais altas são capazes de viver com o sentimento de estresse por não conseguirem lidar com as finanças. Continue a leitura do artigo e tenha mais informações sobre o assunto.

O que pode causar estresse financeiro?

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde. E a preocupação com o dinheiro consegue comprometer ainda mais a saúde mental.

Além disso, existem outros aspectos da vida responsáveis por desencadear esse esgotamento mental, como:

  • Consumismo, necessidade de consumo exagerado e de forma imediata que leva ao endividamento;
  • Falta de educação financeira, não conseguir se planejar;
  • Baixa renda ou desemprego.

Várias questões conseguem levar alguém a um quadro de estresse financeiro, por isso, é importante ficar atento aos sinais.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Estresse financeiro: principais sintomas

Preocupações normais e sintomas de estresse financeiro parecem semelhantes, no entanto, o quadro de estresse financeiro atrapalha outras áreas da sua vida, como a produtividade no trabalho e relacionamentos.

Confira os principais sintomas que surgem quando uma pessoa está passando por um quadro de estresse financeiro:

  • Medo excessivo de perder uma fonte de renda;
  • Dificuldade para lidar com dívidas, preocupações excessivas com juros;
  • Compras impulsivas para provocar uma falsa sensação de poder.

Como lidar com o estresse financeiro?

O estresse financeiro consegue impactar vários aspectos da sua vida. Por isso, é importante que você previna essa sensação e consiga viver com mais tranquilidade. Existem algumas atitudes que podem te ajudar a atingir esse objetivo:

Faça um planejamento financeiro:

Ao fazer um planejamento financeiro você consegue ter um controle dos gastos e reduzir suas preocupações. Afinal, esse planejamento também deve estar preparado para os eventuais imprevistos. A partir disso, é possível ter controle de quanto dinheiro entra e sai do seu saldo.

Seja realista

Não adianta fazer um planejamento com metas difíceis de serem atingidas. É preciso ter calma com seus objetivos financeiros e entender que alguns demoram mais tempo para serem realizados. 

Além disso, não vale a pena se privar totalmente de muitas coisas. O lazer e a diversão também devem fazem parte do seu dia a dia.

Tenha um padrão de vida de acordo com sua renda

Muitas pessoas acabam gastando mais do que podem e, dessa forma, nunca estão preparadas para lidar com emergências. Geralmente, o maior vilão nessa situação é os juros do cartão de crédito, caso a pessoa atrase os pagamentos.

Se ainda não conseguir baixar seu estilo de vida, comece a pensar em formas de ganhar uma renda extra.

Tenha consciência das suas contas

Não permita que suas contas acumulem. Fique de olho nos prazos, evite vencimentos e atrasos que podem desencadear em taxas.

Por isso, ter um controle financeiro com organização dos gastos é essencial para que você não esqueça uma conta, contraia dívidas e, consequentemente, aumente as chances de passar por uma crise de estresse financeiro.

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você consiga melhorar a sua qualidade de vida com essas dicas. Caso queira buscar ajuda, conheça opções gratuitas de terapia que promovem saúde mental e financeira.

Que tal acompanhar a Foregon em outras plataformas como YouTube, Instagram e Facebook para ter acesso a diversos conteúdos úteis para sua vida financeira? Se restou alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cheque especial Santander: conheça e saiba como contratar

Onde vender moedas antigas: entenda como encontrar compradores

Estorno de débito: confira o passo a passo de como fazer

Como desbloquear o cartão Bolsa do Povo: descubra agora

Boleto não registrado: o que isso significa?

Como consultar e tirar segunda via de conta light

Como cancelar o Saque Aniversário mesmo após ter feito adesão

Qual é o CNPJ do Banco do Brasil?