Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Ética Profissional: entenda o que é e confira exemplos

Por Camila SilveiraPublicado em

A Ética Profissional representa um conjunto de valores de comportamento e relacionamento adotados no ambiente de trabalho.

Possuir uma conduta ética é o mesmo que saber construir relações de qualidade com todos os profissionais, contribuir para o funcionamento da empresa e para a formação de uma imagem positiva da instituição.

Podemos afirmar, portanto, que quem possui ética no ambiente de trabalho se destaca e consegue ir mais longe do que os demais funcionários.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Importância da Ética Profissional

Sob o ponto de vista da empresa, a Ética Profissional é essencial no ambiente corporativo, até porque esse conjunto de comportamentos permite que o trabalho seja harmonioso e reflita diretamente no nível de comprometimento da equipe.

Com esses princípios, os colaboradores passam a ser mais satisfeitos com o trabalho, pois clima amigável faz com que os rendimentos aumentem.

Além dessas vantagens, a Ética Profissional passa uma imagem muito positiva para a sociedade como um todo, resultando em credibilidade e alcance das metas estipuladas pela organização.

Código da Ética Profissional

De maneira mais resumida, a definição de ética é traduzida em leis e em outras normas obrigatórias, no entanto, a Ética Profissional é redigida por códigos de condutas internos e estatutos específicos determinados por cada empresa.

Todos esses regulamentos têm como propósito padronizar atitudes que um funcionário precisa ter e, normalmente, são disponibilizados pela empresa para que os colaboradores possam ler e aprender para colocá-los em prática.

Código de ética da empresa

Além do código de ética por categoria, há o da empresa e diversas normas que o funcionário deve seguir para exercer suas funções.

O objetivo principal desse código é permitir que as metas das empresas sejam alcançadas e construir um ambiente de respeito, de modo com que as regras de convivências tragam mais benefícios para a organização.

Uma das formas que a instituição possui para aplicar a Ética Profissional é apresentando exemplos práticos. Além disso, a instituição também pode fazer o uso de mecanismos para que as regras sejam seguidas e recompensadas para quem segui-las corretamente.

Exemplos de Ética Profissional

Algumas empresas não possuem um código de ética, porém, há condutas que devem ser praticadas por todos os colaboradores. Esse conjunto de valores se baseiam no senso comum, que estão presentes na sociedade. Confira alguns exemplos:

  • Competência;
  • Comprometimento;
  • Humildade;
  • Idoneidade;
  • Responsabilidade;
  • Transparência.

É claro que existem outros princípios que norteiam as relações e os comportamentos dentro dos ambientes de trabalho, sendo assim, eles devem ser avaliados e refletidos nas condutas profissionais.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Tudo sobre o saque-aniversário do FGTS

Taxa CDI: guia completo

Tutorial, requisitos e obrigações para abrir MEI

Lomadee: veja como funciona a plataforma de marketing de afiliados

Saiba como emitir a segunda via da conta Vivo

Três formas de ganhar dinheiro com o App Clubhouse

Nota 200 reais: saiba como identificar uma cédula falsa

Nota de R$200: saiba tudo sobre

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras